Segundo a secretária de Educação em exercício, Mariangela Bianchini, as aulas na rede municipal em Londrina foram retomadas nesta terça-feira (26) de forma bem tranquila, mesmo com algumas escolas em fase final de reforma. Os últimos ajustes serão feitos durante os fins de semana.

O maior desafio que a secretaria enfrenta agora é na distribuição de uniformes de inverno aos estudantes matriculados na rede municipal. A FOLHA vem acompanhando a situação, que envolveu um investimento por parte da Prefeitura de R$ 4,6 milhões no final de 2021. A empresa contratada deveria fornecer mais de 295 mil peças, entre camisetas de mangas curta e longa e jaquetas, em janeiro deste ano, mas os dois últimos itens não foram entregues.

LEIA TAMBÉM:

+ Londrina tem 2.700 crianças à espera de vaga em creche

“Encerramos o contrato com a empresa que estava nos atendendo porque ela não cumpriu os prazos. Entramos com essa medida cabível e já estamos organizando uma nova licitação. Já fizemos a tomada de preços e demos encaminhamento à secretaria de Gestão Pública que agora faz a tramitação oficial, em caráter de urgência. A expectativa é de que entre 60 e 90 dias deve sair uma nova licitação”, afirma Bianchini.

Segundo ela, a empresa ainda tem entregado algumas poucas peças. “Uma das dificuldades para encerrar o contrato foi justamente porque a empresa continuava fazendo entregas, porém, não conseguiu fazer a entrega do montante previsto em contrato. Depois de todas as penalidades, fomos obrigados a encerrar (o contrato)", detalha.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, do total de 42.402 camisetas manga longa somente 17.965 foram entregues. Em relação às jaquetas, apenas 743 foram distribuídas de um total de 42.844 peças.

"Não queremos passar no ano que vem o que estamos passando agora. Essa é uma preocupação que a gente vem enfrentando há tempos. Temos por hábito, desde o início dessa administração, entregar os uniformes dentro do prazo, tanto de verão quanto inverno, de forma que todas as crianças recebessem. Mas começamos observar que a entrega não estava acontecendo. A gente sabe que tem essa carência, até mesmo por chegar na escola e observar que muitas crianças estão sem uniforme”, completou a secretária em exercício.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1