A integração entre os Estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) e as províncias argentinas de Chaco, Corrientes, Formosa, Missiones, Entre Rios e Santa Fé avança na área da Educação com intercâmbios de professores e alunos.
Os secretários de Educação dos Estados brasileiros e os das províncias argentinas se reuniram ontem na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba, para definir os projetos de intercâmbio e as alternativas para a formação de professores de língua espanhola e portuguesa nos dois países. As decisões serão apresentadas hoje durante o fórum de governadores dos Estados participantes.
Segundo o secretário executivo do Codesul, Eduardo Marques Dias, o que mais dificulta a integração no Mercosul é a língua. ‘‘Estamos elaborando projetos de parcerias com universidades para a formação emergencial de professores de língua espanhola’’, adiantou.
Uma comissão de representantes do Mercosul para a área da Educação também se reuniu ontem em Brasília, para definir os conteúdos de Geografia e História do Brasil e da Argentina, que devem fazer parte dos currículos escolares para os próximos anos.
Há dois meses o Paraná recebeu 33 alunos da cidade argentina de Resistência que estudam Português. O grupo esteve no Colégio Estadual do Paraná, apresentou peças folclóricas, que incluíram a participação de três representantes de tribos indígenas argentinas.
Para maio de 1998 está programada a visita de 40 professores argentinos a Florianópolis (Santa Catarina), onde devem ficar por 15 dias observando de perto e recebendo orientações gerais sobre a cultura brasileira. Na mesma época, 40 professores brasileiros estrão visitando as cidades argentinas de Corrientes e Resistência, sempre dentro da perspectiva de promover a integração entre os povos do Sul da América Latina, partindo da integração cultural para chegar até a integração econômica.