Editora muda conceito de livro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de setembro de 2000
Silvana Leão De Londrina 
Livros atraentes e sintonizados com a realidade deste início de século. Esta é a proposta de uma nova coleção de livros didáticos que está sendo lançada por uma editora. O projeto Presente! é composto de 20 exemplares, das cinco disciplinas do ensino fundamental (1ª a 4ª séries), e foi concebido a partir de uma experiência inédita: a de discutir os projetos dos livros com professores de várias regiões do País antes de definir o modelo definitivo.
O resultado do trabalho que durou dois anos e meio foi apresentado em Londrina recentemente durante palestra dirigida a educadores, pela orientadora pedagógica do projeto, Neuza Sanches Guelli, que esteve acompanhada pela gerente editorial Carminha Branco. Ela falou sobre Os Desafios da Educação no Presente e fez a apresentação dos livros.
A coleção que acaba de ser lançada é dirigida às escolas particulares. Os autores já estão trabalhando na chamada versão-Governo, dirigida às escolas públicas. Segundo Neuza Guelli, para ganhar a indicação do Ministério da Educação (MEC), a coleção deve cumprir uma série de especificações técnicas. Uma delas é não ser interativa, para que os livros sejam reutilizáveis nos anos seguintes. Aqueles que apresentam espaços para o aluno escrever (interagir), por exemplo, não são indicados pelo MEC.
Neuza Guelli lembra que a proposta da coleção é diferenciada sob vários aspectos. Os livros foram elaborados com o cuidado de mostrar as diferenças existentes dentro das várias regiões brasileiras, levando o aluno a conhecer outras realidades para aprender a valorizar aquela em que vive.


