Os ecopontos localizados nos jardins Santa Rita (zona oeste) e Primavera (zona norte) de Londrina devem voltar a receber resíduos hoje. A decisão foi tomada pela direção da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ontem, após 40 carroceiros protestarem contra o fechamento dos sete ecopontos, ocorrido no dia 5 deste mês. Os locais foram proibidos de receber qualquer tipo de resíduo, após indeferimento de licença pelo Instituto Ambiental do Paraná, por estarem recebendo o descarte de lixo comum. Os ecopontos foram projetados, na última gestão do município, para receber exclusivamente entulhos de construção e podas de árvore.
Os carroceiros reclamam que com o fechamento ficaram sem local para descarregar o material coletado esta semana. Até a tarde de ontem, o ecoponto localizado na Rua Capitão João Busse, no Jardim Nova Conquista (zona leste), havia sido reaberto e o mesmo deve acontecer com outros dois locais. "Estamos muito preocupados com essa situação, porque dependemos desse trabalho para viver e sustentar a nossa família. Não podemos ficar parados como estamos", desabafa o carroceiro Rogério Fernandes, do Jardim Nova Conquista. Ele é um dos carroceiros que participaram de manifestação ontem, em frente à prefeitura e em frente à CMTU. "Se a administração passada tivesse um pingo de consideração por nós trabalhadores, a situação não teria chegado a essa ponto."

PEV
Atualmente, 350 carroceiros realizam o trabalho de coleta e transporte de entulhos e podas de árvore nos ecopontos. A CMTU estuda uma alternativa para essas unidades, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que devem começar a funcionar em aproximadamente 15 dias.
Segundo o presidente da CMTU, Carlos Alberto Geirinhas, o pedido de licenciamento do novo modelo foi protocolado no IAP nesta semana e atenderá os requisitos exigidos pela legislação ambiental, recepcionando resíduos, como lixo reciclável; entulhos de construção; galhos de árvore; grama; móveis em geral e eletrodomésticos, de pequenos geradores de forma segmentada.
De acordo com Geirinhas, cada PEV será cercado, terá compartimentos específicos, o que facilitará o trabalho de coleta de cada tipo de resíduo. No local ainda deverá ser construída uma guarita, na qual um fiscal da CMTU deve permanecer o dia todo, acompanhando e orientando carroceiros e moradores sobre o descarte.
Os PVEs integram o programa Lixo Zero, cujo objetivo é dar destinação correta aos resíduos produzidos na cidade. "Os Ecopontos de `eco´ não tinham nada. Os resíduos eram dispostos de qualquer jeito e ficavam todos misturados. Depois, tudo era encaminhado ao aterro. Dessa maneira, nem teria como exigirmos que determinadas empresas dessem a destinação de alguns equipamentos, como eletrodomésticos, por exemplo", destacou Geirinhas. "Nosso objetivo agora é organizar isso tudo, fazer com que esses resíduos sejam tratados como prevê a legislação ambiental e para isso contaremos com o apoio dos carroceiros e da população em geral."

mockup