É uma necessidade narcísica de todo ser humano
Conforme a psicóloga Gabriela Pagan Garcia, de Londrina, como estamos inseridos em uma cultura na qual predominam os exageros, a superficialidade e a sensorialidade, a tecnologia surge como um facilitador para a superexposição na internet.
É uma necessidade narcísica de todo ser humano. Há a ilusão de ser visto por muitos, em ter muito amigos em sites de relacionamento. Há um excesso de estímulos, que camufla indivíduos muito solitários, explica a psicóloga, reforçando que a internet cria a ilusão de que a pessoa não está sozinha. Esta fantasia traz conforto.
Ela lembra que exposição é mais comum entre adolescentes, que estão em busca de uma identidade, mas pode acontecer em qualquer idade. Ser humano é social, pertence a um grupo, e a identidade se forma por meio da família, da escola. A internet agrega esta necessidade de ter um grupo e encobre questões humanas que não podem ser pensadas: é muito doloroso pensar que também somos indivíduos solitários, mas é importante aprender a lidar com essa solidão.
Para a psicóloga, a superexposição na internet é mais um fator inserido na cultura do exagero, vinculada ao sensorial, aos estímulos externos, da mesma forma que o corpo magro, o excesso de grifes, o vício em jogos e drogas. A tecnologia oferece dois lados: a facilidade, praticidade, mas também pode levar aos exageros. Vai depender do uso que cada um fará dela, completa.
Combate
A ONG SaferNet Brasil lançou, no início do mês, uma cartilha com dicas para tornar o uso da internet mais seguro. Entre as dicas estão o de não expor detalhes da vida pessoal ou dados como endereços e telefones na rede; evitar distribuir ou colocar fotos em sites de relacionamentos, blogs (páginas criadas pelo próprio usuário para postar suas ideias) ou enviá-los por e-mails (correios eletrônicos); tomar cuidado com o que escreve ou com as imagens que publica na rede; não responder às agressões e bloquear os contatos de agressores no celular, sites de relacionamento, chats (salas de bate-papo) ou e-mails. (M.G. com Agências)





