Nesta terça-feira (4) é comemorado o dia de São Francisco de Assis, momento muito especial para a comunidade católica. Ele é protetor dos animais e natureza, com inúmeros devotos é admirado pela sua pregação em favor do amor e paz, entre suas orações estão as mais conhecidas em prol dos animais perdidos, doentes e para que os proteja. Um dia marcado por muitas celebrações e homenagens ao santo.

Mesmo sendo um dia bem conhecido entre os católicos, a londrinense Rita Alves de Amorim, não sabia das comemorações do dia. O cão Pancinha que convive com ela há 8 anos é muto bem cuidado e já teve até um companheiro, mas por brigarem muito foram separados. Apesar das brigas, que ela já teve que apartar, não se arrepende de ter tido os dois cães. “É uma alegria, se não fosse por ele já teria falecido'', endossa Amorim.

Cachorros são muito queridos pelos seres humanos. “Desenvolvemos um sentimento tão grande por eles, que se tornam parte da família, parte do que somos. Quando estou sozinha, se estou com ela, já me sinto acompanhada, sabe?!”, argumenta Leticia Mascarenhas Pereira, 20. A estudante e toda sua família são devotos de São Francisco de Assis há muitos anos, mas nunca tiveram a oportunidade de irem às famosas missas em que se levam os animais para serem abençoados.

Mascarenhas teve no total cinco cachorros e no momento só possui a cadela Laila, 12 anos, que durante sua vida não passou por muitos problemas de saúde, entretanto, com o avanço da idade foi descoberto um tumor em estado avançado e sem cura, explica a dona. "Estamos tratando da forma que é possível, mas sofrendo bastante com essa situação. De qualquer forma, somos muito felizes por tê-la há tanto tempo. Tudo valeu muito a pena.”, comenta a estudante.

A cadelinha Laila, 12 anos, alegra a vida da dona, a estudante Leticia Mascarenhas Pereira
A cadelinha Laila, 12 anos, alegra a vida da dona, a estudante Leticia Mascarenhas Pereira | Foto: Arquivo pessoal

Os animais fazem parte da vida de inúmeras pessoas, marcando suas trajetórias de várias formas. O que também exemplifica a afeição de tantos por São Francisco de Assis.

SERVIÇO

Programação de São Francisco de Assis:

Terça-feira (4) às 19h30

Procissão Luminosa Santa Missa do Padroeiro Celebrante: Pe João

Local: Capela São Francisco de Assis - R. Antimônio, 43 - Jd S Francisco de Assis

Quarta-feira (5), às 12 horas

Peregrinação de relíquia e imagem de São Francisco de Assis

Local: Catedral Metropolitana de Londrina - R. Padre Eugênio Herter, 33

(Após a missa, a catedral ficará aberta para visitação)

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

------

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link