Uma empresa de Curitiba venceu a licitação para fazer a duplicação de cerca de um quilômetro da avenida Saul Elkind, no trecho entre a rua André Buck e avenida dos Garis, entre o conjunto Chefe Newton e o jardim Padovani, na zona norte de Londrina. O contrato entre a terceirizada e o município foi assinado no último dia nove e empreiteira agora tem cerca de 20 dias para iniciar os trabalhos, ou seja, até o final de outubro.

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Quatro construtoras participaram da licitação. A proposta vencedora foi de R$ 5,6 milhões, valor R$ 800 mil menor que o poder público londrinense pretendia gastar. Do total, 43% do montante é proveniente do Governo do Estado, por meio do Secretaria de Estado das Cidades, e o restante contrapartida da prefeitura.

A empresa terá que executar intervenções de terraplanagem, meio-fio, paisagismo, sinalização de trânsito, drenagem, iluminação pública e as novas vias. O prazo para execução previsto em contrato é de sete meses.

O projeto prevê a edificação de uma rotatória na altura da rua Coletor Anísio Ribas Bueno. O canteiro central vai contar com ciclovia, dando continuidade ao trajeto que já existe na Saul Elkind. “Esse trecho aqui é terrível durante a manhã e à noite, fazendo filas de veículos. A duplicação deve melhorar muito o trânsito, ainda mais porque caminhões passam por aqui para ir para a Estrada da Perobinha”, avaliou o autônomo Gustavo Soares.

As intervenções também deverão impactar para os pedestres. “Atravessar aqui é arriscado, porque tem carro o dia inteiro. Além disso, de um lado não tem calçada e o lado que tem é pouco concreto é muito mato. Tomara que façam a obra e que não fiquem atrasando”, comentou a dona de casa Maria Silva. O trecho que será duplicado terá nove faixas exclusivas para pedestres, o que hoje é inexistente.

‘NOVOS POLOS COMERCIAIS’

As novas pistas vão levar para os terrenos onde serão construídos o pronto atendimento municipal da região norte e o restaurante popular. “A duplicação é fundamental para a criação de novos polos comerciais e de serviços, e também, para a expansão da área industrial. Existem grandes conjuntos habitacionais implantados na região norte, que hoje detém cerca de um quarto da população local. A obra tem uma influência de longo alcance com a demanda de viagens na região, pois, tem forte relação com as propostas do Anel de Integração e o Contorno Norte”, justificou o município para a obra.

DUPLICAÇÃO DA MARGINAL 445

A prefeitura notificou o consórcio responsável pela duplicação da marginal da PR-445, na zona sul, para que “acelere” as melhorias. Na avaliação da secretaria municipal de Obras e Pavimentação, “o ritmo lento nos trabalhos” está atrasando “o cronograma físico-financeiro”. “Em visita ao local da execução, a fiscalização verificou uma evolução acumulada no cronograma de apenas 49,69 %”, advertiu no documento, que a FOLHA teve acesso.

O alerta foi feito menos de uma semana depois da empreiteira ganhar mais dois meses de prazo para concluir as obras, que incluem a reconstrução do terminal do Acapulco, passando de outubro – período já aditivado – para dezembro.

Concomitante ao novo prazo e a notificação, a construtora pediu mais dinheiro para a duplicação da marginal da rodovia. Alegando serviços complementares, a terceirizada quer o incremento de R$ 344 mil no contrato, o que elevaria o custo da construção das novas pistas de R$ 5,2 milhões para R$ 5,6 milhões.

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