Hoje uma avenida que “morre” em terrenos vazios, a Octávio Genta deverá aumentar e chegar até o outro extremo do mapa. A Prefeitura de Londrina está nos trâmites finais para licitar a duplicação da via, numa extensão de aproximadamente 1,2 quilômetro, totalizando 36.622,82 metros quadrados de área pavimentada com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

LEIA TAMBÉM: Três cidades do Norte do Paraná recebem verba para asfalto

O edital para contratar uma terceirizada está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Município, que confere se a lei de licitações está sendo observada, o que é um procedimento padrão.

A obra vai ligar a região do Terra Bonita e do Alphaville ao Vivendas do Arvoredo, com as novas pistas chegando até o final da avenida Waldemar Spranger, passando por baixo do viaduto da PR-445, na zona sul. “É uma obra importante e que vai dar condição para que os moradores dos condomínios e dos distritos tenham outra alternativa que não seja a avenida Madre Leônia Milito para chegar ao centro da cidade. Nossa expectativa é publicar o edital nos próximos dias”, destacou Marcelo Canhada, secretário municipal de Planejamento.

A construção terá custo máximo de R$ 12,4 milhões, sendo metade do dinheiro oriundo do Governo do Estado – por meio do Paranacidade – e o restante recurso próprio do município. Foram desapropriados 19 lotes de terrenos para que o projeto avançasse. “Faz dois anos que estamos trabalhando neste projeto. Existem várias chácaras, com muitos proprietários morando em São Paulo. Foi feito trabalho de convencimento para que houvesse a doação antecipada e outros tivemos que desapropriar”, explicou.

Por se tratar de uma região com muita área verde, também foi necessária autorização dos órgãos ambientais e até do Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional). “Temos vários empreendimentos comerciais e residenciais sendo preparados para serem lançados nessa localidade. Será uma obra estruturante e de mobilidade urbana”, comentou.

PRAZO

A reportagem teve acesso à minuta da licitação, que ainda contempla serviços de terraplanagem, meio-fio, drenagem, iluminação e sinalização de trânsito. O prazo previsto para conclusão é de 11 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. “Acredito que vai ajudar bastante quem precisa sair da região da Gleba Palhano, mas também quem está perto da PR-445 e precisa ir até o shopping, perto do centro de eventos. Tomara que fique pronta dentro do cronograma”, opinou o analista de dados Emerson Pereira.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.