A Prefeitura de Londrina publicou a licitação para duplicar 450 metros da avenida Juvenal Pietraróia, no jardim Columbia, zona oeste. O trecho vai da marginal da PR-445 até a rotatória com a avenida Soiti Tarumã. O município pretende gastar até R$ 2,4 milhões com a obra e as empresas interessadas poderão entregar os envelopes com as propostas até o dia 23.

LEIA TAMBÉM: Obra da trincheira na Leste-Oeste pode ficar R$ 538 mil mais cara

A empreiteira contratada deverá executar os serviços no prazo de 180 dias corridos, contados a partir do recebimento da ordem de serviço. “Novas habitações estão sendo construídas no final da avenida, são mais de 600 apartamentos, e com isso aumentou muito a demanda, que já era grande. Essa obra vai oferecer uma alternativa para as pessoas saírem dos bairros da região oeste e diminuir congestionamentos”, destacou João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação.

Atualmente, somente o lado de quem vai dos jardins Columbia, Maracanã e Olímpico no sentido rodovia tem pista dupla. Nos horários de pico, as filas são grandes e os motoristas precisam redobrar a paciência. “Isso daqui de manhã e no final do dia é o caos. Esperamos muito tempo no trânsito apenas para sair do bairro e para voltar é a mesma vida. Se um carro quebra na rua ninguém passa. Precisa mesmo de uma melhoria”, avaliou o auxiliar de vendas Gregório Pimenta.

O trecho da avenida que será duplicado fica em frente à portaria de entrada e saída dos caminhões dos Correios. “O movimento é muito grande de veículos dos Correios, o que deixa o trânsito ainda mais lento. Além disso, apenas um lado tem calçada para pedestres, o outro é grama e mato. Faz oito anos que moro nessa região e ouço falar dessa duplicação, espero que agora saia do papel”, comentou a dona de casa Maria da Silva.

TRÂNSITO MAIS SEGURO

Acidentes na via são constantes e muitos deles graves. Em junho, por exemplo, uma mulher de 29 anos morreu após a moto em que era garupa acertar um caminhão. Wagner Cardoso Diniz tem uma barraca de doces e cigarros na esquina da Juvenal Pietraróia com a marginal da PR-445 e já presenciou inúmeras batidas. “As pessoas não respeitam nada, avançam sinal vermelho. Acredito que com a duplicação os motoristas vão se disciplinar e tenhamos mais segurança no trânsito.”

CICLOVIA

Após as intervenções, as pistas serão divididas por um canteiro central com ciclovia e haverá calçamento onde hoje não existe. Para a execução da obra, a prefeitura desapropriou parte do terreno do sindicato dos metalúrgicos. “A área no cruzamento com a marginal é do município. Um outro trecho foi antecipação de doação do proprietário, já que será construído um mercado ali em breve”, explicou João Verçosa. “Depois da duplicação o município vai melhorar o conjunto semafórico para otimizar”, garantiu.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.