Cascavel Duas pessoas invadiram na madrugada de ontem a cadeia pública de Assis Chateubriand (72 Km ao norte de Cascavel) e mataram o carcereiro, Ildo de Oliveira Pinto, 56 anos, que estava de plantão. Depois, libertaram cinco detentos e fugiram. Até o final da tarde de ontem, apenas um dos fugitivos havia sido recapturado.
O escrivão da delegacia de Assis, Antônio Lourenço Lulu, disse que a fuga ocorreu por volta das 2 horas, quando apenas o carcereiro estava na delegacia. Segundo ele, ao entrarem na carceragem, os dois já atiraram e atingiram Ildo no coração. Em seguida, a dupla rendeu um preso de confiança e o obrigaram a abrir a cela onde estava Ronivaldo Pires Ferreira, preso por homicídio, furto e tráfico de drogas.
Além de Ferreira, foram libertados Dorival José Apolinário, preso por tráfico; José dos Santos, detido por tentativa de homicídio; Gerson dos Santos, acusado de furto; e Adélcio Aparecido de Lima, preso por tráfico. Outros 15 presos estavam na mesma ala da cadeia, mas não quiseram fugir.
No final da tarde, José dos Santos foi localizado pelos policiais no centro da cidade. Ele levou três tiros de raspão, foi medicado e levado para a cadeia. De acordo com Lourenço, a ação é resultado da falta de segurança na cadeia, que não possui estruturas física e humana para abrigar os 40 detentos que estão lá. A capacidade é para apenas 20 presos.