Dr. Rosinha pede informações sobre lixo industrial
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Curitiba 
O deputado estadual Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha (PT), pretende apresentar hoje na Assembléia Legislativa um pedido de informações à Secretaria do Meio Ambiente sobre todos os depósitos de lixo industrial existentes no Paraná. O deputado quer saber que substâncias eles contêm, o risco que oferecem para a saúde humana e o meio ambiente e a origem do material.
A preocupação de Rosinha é baseada em denúncia publicada pela Folha dia 25 de setembro, sobre a armazenagem irregular de toneladas de resíduos químicos num galpão em Colombo. A reportagem mostrava que os produtos são perigosos e provêm de indústrias químicas de vários estados, como a Goodyear (SP), a Cyanamid (RJ) e a Companhia Alcoolquímica Nacional (PE).
Dias depois, a AL aprovou um pedido de informações ao IAP, que confirmou que os resíduos são corrosivos e inflamáveis e deveriam ser transportados e manuseados com as medidas de proteção previstas na legislação ambiental e trabalhista.
Esse caso alertou para o risco de o Paraná se transformar um depósito de lixo industrial de outros Estados, disse Rosinha. Por isso, queremos informações completas sobre a política de controle de resíduos no Estado.


