A secretaria municipal de Obras e Pavimentação espera iniciar ainda no primeiro trimestre deste ano o serviço de recape e melhoria asfáltica em 125 quilômetros de vias urbanas. A pasta definiu que 12 bairros, nas regiões leste, norte, sul e área central, serão contemplados: jardim Chamonix, Vila Ricardo, Antares, Paris, Maria Celina, Vila Casoni, Parigot de Souza, jardim dos Estados, Alto da Boa Vista, Parque Ouro Verde, Imagawa, Piza e Presidente.

LEIA TAMBÉM: Trecho da avenida da Esperança será duplicado em Cambé

A licitação tem valor máximo de R$ 32 milhões, dinheiro obtido junto à financiamento com a Caixa Econômica Federal. “Pegamos o dinheiro e saímos analisando as demandas que temos e que daria para executar”, explicou João Verçosa, responsável pela pasta. As empresas interessadas poderão apresentar propostas até o dia 19.

O certame foi dividido em quatro lotes – ou seja, pode existir mais de uma empreiteira vencedora -, que compreendem trabalhos com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e o micropavimento. “É uma solução mais barata e conseguimos dar sobrevida para o asfalto, sem necessidade de ficar fazendo tapa-buraco. Antes da aplicar o micropavimento é necessário acertar alguns pontos”, explicou.

Na zona leste, por exemplo, a maioria das ruas definidas deverão contar com a película de emulsão asfáltica. A rua Mário Bonalume, no Charmonix, é uma exceção e terá CBUQ. “Aqui é uma rua em que passa o ônibus, aumentou muito a circulação de veículos desde que inaugurou um mercado. Então, só tapa-buraco não adianta mais. Tem buraco que fecharam há pouco tempo e está aberto novamente. O correto aqui é recape mesmo”, avaliou o marceneiro aposentado José Fortunato.

As avenida Waldemar Spranger e a rua Almeida Garret são exemplos de vias que receberam o micropavimento, além do jardim Shangri-la. Já na região do Alto da Boa Vista, zona norte, a maior parte das vias terá CQUB, que é o recape tradicional, com uma camada mais espessa.

“Fizemos um desenho da cidade com os locais previamente estipulados. Pode ser que na hora que esteja executada, exista alguma alteração. Por exemplo, do período que fizemos o levantamento até o recape choveu muito, prejudicou e o micropavimento não compensa mais, sendo necessário o CBUQ”, exemplificou o secretário.

BALANÇO

Segundo Verçosa, o município fez nos últimos anos mais de 400 quilômetros de recape asfáltico. “Temos feito uma média de 100 quilômetros por ano. Em 2022 deu uma caída com a dificuldade de recursos por conta da época de eleição. Vamos tentar recuperar neste ano e até 2023 fazer o que falta para melhorar as condições das vias para que tenham condições de segurança”, projetou. O Executivo tem utilizado recursos próprios, de financiamento e do Paranacidade.

DEZ DE DEZEMBRO

São com recursos do Paranacidade, inclusive, que a prefeitura irá recapear toda a extensão da avenida Dez de Dezembro, que tem aproximadamente oito quilômetros. A principal ligação entre as regiões sul e norte foi dividida em quatro partes para o serviço. “É uma obra para apenas uma empresa fazer, já que terá frenagem – retirar o asfalto velho – e colocar o novo. Isso vai dar uma sobrevida de 10, 15 anos”, garantiu.

Nesta terça-feira, o secretário de Obras assinou o pedido de licença ambiental junto à Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) para que a intervenção saia do papel. “Entramos com o pedido no Paranacidade em 2021, porém, conseguimos a liberação da verba recentemente. Por conta de alteração de preço, talvez precisaremos que investir dinheiro do orçamento do município”, disse. O valor total da obra ainda não está “fechado”.

A expectativa é que a licitação seja publicada nas próximas semanas e também envolva o recape na avenida Gines Parra, na zona norte.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.