Dormir de barriga para cima é mais seguro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Caroline Vicentini<br>Reportagem Local 
A Pastoral da Criança está lançando uma campanha nacional para esclarecer a população sobre os riscos da morte súbita, orientando sobre a posição correta para o bebê dormir: de barriga para cima. A Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) ou morte do berço acontece durante o sono, em crianças com menos de um ano de idade, em que a história clínica, o exame físico, a necropsia e o exame do local do óbito não demonstram a causa específica do mesmo.
Principal causa de morte no primeiro ano de vida nos países desenvolvidos, a SMSL predomina em meninos e sua maior incidência é no inverno. De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, o simples fato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em mais de 70% o risco de morte súbita.
Segundo o doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, pesquisador da UFPel e coordenador do Comitê de Mortalidade Infantil da cidade de Pelotas, Cesar Victora, ao dormir com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, que ele próprio expira. ''Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo ainda não está desenvolvida e eles acabam morrendo por asfixia.''
Os coordenadores da campanha defendem que os riscos de dormir de lado, hábito cultural das mães latino-americanas, são semelhantes a dormir de barriga para baixo, já que muitos bebês rolam e ficam nesta posição. A preocupação dos pais de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passaria de uma crença popular. A Pastoral da Criança defende que se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais.
Segundo a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança de Londrina, Maria Brígida Sampaio de Souza, na Arquidiocese de Londrina, que abrange 15 municípios, cerca de 1,2 mil líderes comunitárias irão visitar as famílias e orientar os pais sobre o assunto. A ação também contempla a distribuição de 120 mil ''santinhos'' com dicas para evitar a morte súbita e 1,4 mil cartazes pelas cidades.
Orientada pela líder Luzia de Barros, a dona de casa Solange Olímpio da Silva, recebeu com surpresa a informação de que deveria colocar o filho Daniel, de pouco menos de um mês, para dormir de barriga para cima. ''Sempre coloquei meus três outros filhos para dormir de lado porque via as outras mães colocando os seus bebês nesta posição. Agora vou colocar o Daniel para dormir de barriga para cima'', garantiu.


