Donativos para
vítimas da seca
já somam 200 ton
Anna Camanducaia
Cerca de 200 toneladas de alimentos não perecíveis saíram de Curitiba rumo ao Nordeste desde o começo do mês. Os primeiros a ajudar os atingidos pela seca foram a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil e a Igreja Universal do Reino de Deus.
A Igreja Universal enviará hoje mais 40 toneladas de alimentos. A Polícia Rodoviária Federal mandará na próxima semana 50 toneladas. A Defesa Civil tem outras 20 toneladas e 10 mil latas de super sopa. ‘‘A seca do Nordeste e as enchentes no Sul se prolongarão até o final do ano. Por isso, a campanha deve ter continuidade’’, diz o coordenador da Defesa Civil no Paraná, coronel Vieira.
A Igreja Messiânica do Brasil começou sua campanha no dia 11 de maio. Arrecadarou 1,3 tonelada de alimentos. O objetivo é conseguir dez toneladas. No dia 31, o grupo de jovens distribuirá 1.500 shohinkas (pequenas flores) em troca de alimentos.
A mobilização mais recente é a da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, iniciada na segunda-feira. Hoje, já são cinco toneladas. Até o dia 30, a Igreja pretende ter 40 toneladas.
O pernambucano Cícero José, que está em Curitiba há 29 anos, quer fazer um forró no dia 6 de junho para arrecadar alimentos em vez do couvert. A baiana Kátia Lenti, há 25 anos em Curitiba, também está ajudando seus conterrâneos com doações. ‘‘O que se vê na televisão não é nem a metade da realidade. A doação de alimentos adianta, mas precisa haver ação política’’, diz. ‘‘Infelizmente, a seca é fonte de dinheiro para muitas pessoas.’’

mockup