A festa do Dia das Crianças no Jardim União da Vitória, na zona sul de Londrina, já é uma tradição. Idealizado por Joanita Lopes da Silva, uma das pioneiras da região, o evento acontece anualmente desde 1992, sempre em 12 de outubro.

Aposentada por invalidez, hoje com 63 anos, Joanita começou a organizar a festa quando era integrante e vice-presidente da associação de moradores do bairro. "Nessa época, a gente acompanhava as pessoas e via as necessidades das famílias. Muitas não tinham condições de comprar nada para os filhos, nem um pirulito", conta.

Além de atuar na associação, ela coordenava uma cozinha comunitária em sua casa, oferecendo doações de frutas, legumes, verduras e outros alimentos a cerca de 150 famílias. A partir da observação das demandas da comunidade e de seu trabalho, Joanita viu a oportunidade de promover uma festa para as crianças, com a entrega de doces e brinquedos e com a realização de atividades lúdicas.

"Em 1992, a gente começou entregando os alimentos e os brinquedos na rua. A gente preparava os pacotes de doce e entregava para as crianças. Porém, com o tempo isso foi melhorando, porque as pessoas começaram a contribuir mais. Depois de um tempo, começamos a fazer a festa em casa. Depois, fechamos a rua", lembra.

Joanita conta que, todos os anos, uma equipe de voluntários a auxilia não somente na preparação dos alimentos e na busca de doações, mas também na realização do evento. "A gente prepara um lanche com cachorro-quente e doce. Entregamos balas, pirulitos, chicletes e refrigerante. Todo ano também fazemos bolo, além de entregar os brinquedos que arrecadamos."

LEIA TAMBÉM:

= Londrinense ganha construção da casa própria: ‘meus filhos terão um lar’

TRADIÇÃO

A aposentada conta que a festa das crianças é uma tradição entre algumas famílias do União da Vitória. De acordo com Joanita, muitas pessoas que participaram do evento no passado levam seus filhos para viver a mesma experiência. "Uma coisa que me marca muito são os pais que vêm participar da festa com a gente hoje. Quando começamos, lá em 1992, essas pessoas eram crianças ou adolescentes. Hoje, elas trazem os filhos para participar e ainda ajudam a gente a organizar as filas e a servir as crianças. Tudo isso é muito gratificante, conseguimos perceber que fizemos alguma diferença", comenta.

Ednalton Santos de Oliveira participou das primeiras edições da festa, quando ainda era criança. Hoje é pai de dois meninos e os leva para o evento, além de auxiliar os voluntários. "Tenho alegria em agradecer a Joanita e os outros voluntários por fazerem parte da minha infância. Eles fazem a alegria das crianças até hoje", afirma.

Segundo a aposentada, a estimativa é que cerca de 250 crianças participem da festa neste ano. "Não conseguimos colocar um número exato, porque o evento acontece na rua e é público. Mas, nesse ano, estamos conscientes de que queremos fazer mais e vamos conseguir, se Deus quiser."

DOAÇÕES

A festa, que é aguardada pelas crianças, só não aconteceu em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, o evento vai acontecer na Rua dos Dentistas, 20, no Jardim União da Vitória 3, já que, conforme Joanita, a região apresentou amplo crescimento e seu objetivo é atingir o máximo de crianças possível.

"Começamos a preparar e organizar a festa deste ano com bastante antecedência e precisamos de doações para fazer tudo acontecer. Em geral, precisamos de doces, os mais simples mesmo, como balas, chicletes e pirulitos. Também aceitamos doações de bolo, principalmente de boleiras e padarias. Também precisamos de doações de alimentos para fazermos o cachorro-quente, além de refrigerante e, é claro, dos brinquedos", aponta.

Quem quiser contribuir com a festa das crianças do Jardim União da Vitória por meio de doações ou de trabalho voluntário pode entrar em contato com Joanita por meio do número (43) 98446-4407.