As celebrações do Domingo de Ramos e a encenação da Paixão de Cristo marcaram as celebrações cristãs no domingo (24). Das primeiras horas da manhã até o fim do dia, as atividades da Semana Santa, dentro da liturgia católica, fizeram a programação de grande parte da população.

No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova de Londrina, procissão e missas marcaram a data, que faz referência à entrada triunfal de Cristo, montado num burrinho, em Jerusalém..

A celebração litúrgica é um símbolo da humildade de Cristo, aclamado rei e, em seguida, crucificado, morto e ressuscitado. “Celebramos a humildade de Cristo, o rei que se faz presente no meio do povo, que se coloca lado a lado do seu povo. Com o Domingo de Ramos, iniciamos celebrações da Semana Santa, que culminam com a celebração da Paixão de Cristo e da Vigília Pascal, da morte à ressurreição de Jesus”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário.

No Santuário, a missa campal das 9 horas atraiu mais de mil pessoas e das 16 horas, mesmo com chuva, ocupou todas as áreas cobertas do Santuário - tanto os espaços da nave central, como o do salão ao lado.

O  Domingo de Ramos foi celebrado com  missa campal, de manhã e à tarde, e procissão no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com a presença de muitos fiéis
O Domingo de Ramos foi celebrado com missa campal, de manhã e à tarde, e procissão no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com a presença de muitos fiéis | Foto: Wanderley Tolomi/ Divulgação

Moradora do Jardim Castelo, Nadir Martins Pereira da Rocha acompanha a missa do Santuário de Nossa Senhora Aparecida todos os domingos de manhã. "Trago minhas netas Maria Fernanda, sete anos e Bárbara, quatro, durante a Escola dos Anjos. Hoje, vim no período da tarde e não poderia mesmo prestigiar esse momento tão especial", afirma.

Integrante da Pastoral dos Ministros da Sagrada Comunhão, Cristina Germani atua como missionária no Santuário há sete anos e considera a celebração do Domingo de Ramos uma renovação de fato. "É uma confirmação de nossa fé e a data é muito importante porque representa um renascimento e também de conversão".

Para a servidora pública, que é moradora de Ibiporã, a intensa movimentação no santuário neste domingo é um sinal de como as pessoas estão buscando mais Deus. "Sim, muitas voltadas a Deus", ratifica.

ENCENAÇÃO MESMO SOB A CHUVA

Com toda a estrutura para receber um público de até 10 mil pessoas, a chuva mudou os planos de muitas pessoas e as cadeiras brancas vazias eram prova disso no Aterro do Lago Igapó onde estreou, neste domingo (24), o tradicional espetáculo "Paixão de Cristo". Mas um número bastante expressivo de pessoas não perdeu o ânimo.

Com capa de chuva, blusa de capuz e até sem proteção, parte do público compareceu ao Aterro para prestigiar a encenação. Os guarda-chuvas se transformaram em parte do cenário - e também foram um sinal de persistência.

A "Paixão de Cristo" teve sua primeira encenação no Aterro do Igapó neste domingo, na Sexta-Feira Santa haverá outra apresentação no CSU
A "Paixão de Cristo" teve sua primeira encenação no Aterro do Igapó neste domingo, na Sexta-Feira Santa haverá outra apresentação no CSU | Foto: Rodrigo H. Ohara/ Divulgação

Considerado o maior espetáculo teatral público de Londrina e região, a encenação da "Paixão de Cristo" chega a sua 47ª edição com duas novidades: uma apresentação extra - que aconteceu neste domingo - e a participação no elenco de pessoas com deficiência.

O arcebispo Dom Geremias Steinmetz participou da missa de abertura e em entrevista à FOLHA observou a importância da apresentação extra. "Um espaço muito bonito e, além da oportunidade para mais pessoas, uma forma de valorizar a cidade. "O arcebispo também elogiou a participação dos jovens.

LEIA TAMBÉM:

Paixão de Cristo: encenação estreia em Londrina em novo local

ATORES E PÚBLICO

Acompanhado de Tabata, sua mãe, o estudante Ricardo Gamaliel, 14 anos, estava na primeira fila. Integrante da Pastoral do Dízimo, do Grupo de Jovens GAAC e do Movimento Kairós, participa das ações na Paróquia Santo Antônio, no Jardim Cafezal. Ele e a mãe gostaram muito da opção de ver o espetáculo no aterro.

Integrante do elenco, Cláudio Júnior representa um dos soldados e não esconde a emoção pela participação. "Não tenho palavras". Morador de Cambé, atua como gesseiro e considera que o clima chuvoso não seja uma dificuldade, principalmente se lembrarmos os sacrifícios feitos pela humanidade nesta encenação.

Morador de Cambé, Cláudio Júnor integra o elenco de "Paixão de Cristo" e não esconde a emoção: "Não tenho palavras"
Morador de Cambé, Cláudio Júnor integra o elenco de "Paixão de Cristo" e não esconde a emoção: "Não tenho palavras" | Foto: Walkiria Vieira

De acordo com o diretor do espetáculo em Londrina, Davi Dias, a apresentação extra deste domingo (24), no Aterro do Lago Igapó, tem como principal objetivo levar o espetáculo a mais pontos da cidade e, consequentemente, dar a oportunidade de acesso a mais pessoas.

Embora reconheça os desafios, a disposição é maior. "Exige bastante empenho, mas estamos planejando para o próximo ano contemplar outros pontos da cidade em 2025", adianta.  A  sessão do Centro Social Urbano (CSU), na Vila Portuguesa será na Sexta-Feira Santa (29), como de costume.

Criado em 1978, inicialmente para os moradores da região central de Londrina, ano a ano a qualidade do trabalho cresceu. "A partir da década de 80, o evento atingiu marcas surpreendentes ao ser apresentado para públicos com milhares de pessoas como relatadas nos jornais da época.

A organização indica que o espetáculo "Paixão de Cristo" mobiliza cerca de 500 pessoas entre o elenco e a produção. "A média é de 350 pessoas no elenco. São moradores de diversos lugares de Londrina e cidades vizinhas, além de participações especiais por entidades como o Exército Brasileiro, tendo os integrantes do Tiro de Guerra grande importância".

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NO SANTUÁRIO

Terça (26), 19h30, Missa dos Santos Óleos - Ginásio de Esportes Moringão

Quarta (27), às 7h, 10h, 15h e 19h, Missa com Via Sacra no Santuário

Quinta (28), às 20 horas: missa da instituição da Eucaristia e lava-pés

Sexta (29): 4h (terço), 6h (adoração), 13h30 (novena da Festa da Misericórdia), 15h (celebração da Paixão seguida de procissão)

Sábado (30): 19horas, Vigília Pascal

Domingo (31): missas às 9h (com procissão do encontro), 16h e 18h30

*

ESPETÁCULO "PAIXÃO DE CRISTO"

Quando: sexta (29) - Pregação às 18h30 e encenação às 19h30, Centro Social Urbano da Vila Portuguesa - Rua Atílio Scudeler, 283

Classificação indicativa: Livre

Valor: entrada gratuita com doação espontânea de 1 kg de alimento