Seguir a imagem de Nossa Senhora Aparecida em carreata até o Santuário do Norte do Paraná, na Vila Nova (região central), se tornou uma tradição para milhares de fiéis em Londrina. “Não se trata apenas de pedir a benção, mas de agradecer a tudo que ela faz por nós. Só de falar, fico emocionada”, comenta Andreia Sanches Naldi dos Santos. Todos os anos, ela participa da carreata, que neste domingo (9) partiu da Paróquia São Luiz Gonzaga, na zona leste da cidade, até o Santuário.

Antes de os fiéis saírem pelas ruas, uma missa foi celebrada pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, que entende a carreata como as procissões de antigamente. “Hoje, aproveitamos dos veículos para também fazer procissões, com percursos mais longos. Dessa forma, as pessoas podem participar trazendo seus veículos que também são instrumentos de trabalho, de lazer e de progresso, acima de tudo", explica.

"Penso que uma carreata sempre mostra que Deus continua habitando essa cidade. Nossa Senhora está sempre presente na vida do povo e a adesão das pessoas em uma carreata mostra o quanto elas querem Deus perto de si e que Ele realmente está nessa figura tão importante para nossa salvação que é Nossa Senhora”, ressalta dom Geremias.

Imagem ilustrativa da imagem Domingo de bençãos no Santuário de Nossa Senhora em Londrina
| Foto: Divulgação/Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina

Os fiéis percorreram as vias São João, Juscelino Kubitschek, Professor João Cândido, Goiás, Rio de Janeiro, Alameda Miguel Blasi, Bahia, Tietê e Grajaú. Ao longo do trajeto, os missionários redentoristas, da paróquia São Luiz Gonzaga, dividiram a condução da carreata com o padre Ademar e rezaram pelos moradores, pelos motoristas, pelos comerciantes, além de passarem e rezarem em frente à Catedral e ao Santuário de Schoenstatt, na região central.

O ciclista Luiz Alberto Franzin fez o percurso pedalando na companhia da esposa e da cunhada. É o segundo ano que o trio participa do evento com suas bicicletas, como uma demonstração de fé e para pedir bençãos. "É um momento que a gente aproveita para fazer uma reflexão e também de agradecer", conta Franzin, que eternizou sua devoção à Maria como uma tatuagem na perna.

Imagem ilustrativa da imagem Domingo de bençãos no Santuário de Nossa Senhora em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

FILA DE CARROS, MOTOS E CAMINHÕES

Muito antes de a imagem de Nossa Senhora chegar até o destino, centenas de carros, motos e caminhões já formavam uma fila na avenida Tietê para participar da benção. Marcio Roberto Chiaveli, que estava com um grupo de motociclistas, disse que todos são devotos de Nossa Senhora e que todos os anos participam do evento e saem em romaria até o Santuário Nacional de Aparecida (SP), no mês de novembro. “Sempre pedimos para que ela nos abençoe na estrada, para que façamos uma boa viagem”, diz.

O taxista Jonatas Hill, que percorre cerca de 100 quilômetros por dia pelas ruas da cidade, conta que "herdou" a devoção à Nossa Senhora da mãe e faz questão de participar do momento da benção dos carros a cada ano. “Me sinto mais seguro, mais protegido para trabalhar. Me sinto abençoado”, comenta.

Dentro dos carros, os fiéis carregavam imagens da Santa, chaves de casa, carteira de trabalho, animais de estimação, entre outros objetos para serem abençoados também.

Imagem ilustrativa da imagem Domingo de bençãos no Santuário de Nossa Senhora em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

MATERNIDADE ACOLHEDORA

De acordo com o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, no ano passado, cerca de mil veículos, motos e caminhões passaram pelo Santuário para receber as bençãos. “Nossa Senhora Aparecida significa a maternidade acolhedora, a maternidade direcionadora, Maria nos direciona a um caminho de transformação porque a obediência ao Pai nos coloca dentro das premissas de nossa fé, que é o amor, a caridade, a esperança, que são as armas que nós lutamos nesta vida para um dia deixarmos de usá-las quando estivermos no céu. É para isso que expressamos nossa fé e temos esse carinho à Nossa Senhora”, detalha.

Imagem ilustrativa da imagem Domingo de bençãos no Santuário de Nossa Senhora em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Os festejos da Festa da Padroeira 2022 em Londrina, cujo tema é “Maria, educadora e missionária”, tiveram início no dia 1 de outubro e seguem até o dia 12. Segundo o pároco, aproximadamente 40 mil pessoas são esperadas ao longo da programação. O pároco destaca que neste ano serão retomadas três atividades presenciais que é a consagração das crianças, procissão luminosa e a coroação de Nossa Senhora.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 12 DE OUTUBRO

00h – Terço dos homens

5h – missa

7h – missa

9h – missa

10h30 – missa

12h – Consagração das crianças

13h30 – missa

15h – missa celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz

17h – missa celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz seguida de Procissão e Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

*Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis nas missas do dia 12. Também podem ser doadas fraldas geriátricas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1