O papa Francisco nomeou dom Frei Severino Clasen, da OFM (Ordem dos Frades Menores), para a Arquidiocese de Maringá (Noroeste), que estava vacante desde novembro de 2019, com a renúncia de dom Anuar Battisti. A notícia foi divulgada nesta semana e a posse está programada para o início de agosto.

Dom Severino Clasen tem 66 anos e será transferido da sede episcopal de Caçador, em Santa Catarina, onde exerceu o ministério desde setembro de 2011. Nascido em Petrolândia, no mesmo estado, estudou filosofia no Instituto Franciscano de Filosofia em Curitiba e teologia no Instituto Franciscano de Teologia em Petrópolis (RJ).

Também participou de cursos de especialização e atualização sobre fontes franciscanas em Assis, na Itália, e sobre as Sagradas Escrituras na Terra Santa. Dom Severino Clasen emitiu a profissão religiosa na Ordem dos Frades Franciscanos Menores e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982. Foi nomeado bispo de Araçuaí (MG) em 2005, mesmo ano em que recebeu a ordenação episcopal.

Imagem ilustrativa da imagem Dom Severino Clasen assumirá a Arquidiocese de Maringá
| Foto: Divulgação/Diocese de Caçador

Na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) assumiu a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e hoje, é presidente do Regional Sul 4, que compreende as dioceses catarinense.

Em entrevista divulgada pela Arquidiocese de Maringá, o novo arcebispo comentou que a partir do dia 15 de agosto estará disponível para assumir e que o ponto de partida será se reunir com o clero para levantar as atividades possíveis dentro da pandemia. “Em primeiro lugar é a vida, a saúde e depois podemos fazer a festa da alegria, dos encontros. Temos que fazer aquilo que o momento nos dá condições, com a paz e a força de Deus no coração”, disse, em relação à celebração de sua chegada à Maringá.

Em relação às aspirações em frente à Arquidiocese, dom Severino Clasen falou sobre a dinamização evangelizadora através do “clero formado por muitos jovens e com muitos padres que têm força, energia e boa experiência”.

Ele também comentou que no momento em que as igrejas estão de portas fechadas, é preciso utilizar de “outras forças que temos nas mãos para evangelizar, que são os meios de comunicação através de lives, videoconferências e mensagens. Em Caçador, a igreja não parou mesmo estando de portas fechadas, pois os corações estão abertos”, destacou. (Com Arquidioceses de Maringá e Florianópolis)