Dom Geremias celebra os 86 anos de Londrina
Santa Missa também foi uma comemoração ao aniversário de Dedicação da Catedral Metropolitana
PUBLICAÇÃO
domingo, 13 de dezembro de 2020
Santa Missa também foi uma comemoração ao aniversário de Dedicação da Catedral Metropolitana
Micaela Orikasa - Grupo Folha
Mais de 300 fiéis puderam acompanhar presencialmente a Santa Missa em Ação de Graças pelos 86 anos de Londrina. A celebração foi conduzida pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina, na manhã deste domingo (13), e foi transmitida pelas redes sociais da Catedral Metropolitana.
Além do aniversário da cidade - comemorado oficialmente em 10 de dezembro - a missa também marcou o aniversário de Dedicação da Catedral, que é o ato de oferecer e consagrar o templo como espaço sagrado para o culto a Deus.
“Todas as igrejas paroquiais têm um rito próprio para que o altar seja consagrado. O simbolismo é que dali se celebra a Eucaristia como louvor público a Deus. Por mais que sejam os católicos que se reúnem nesta data, eles celebram em nome de toda a humanidade em louvor a Deus pelo dom da criação, da vida e da salvação, sobretudo”, comentou dom Geremias.
O arcebispo destaca que a Catedral é a igreja mãe de toda a Arquidiocese de Londrina e que "celebrar isso praticamente no mesmo dia em que se comemora os 86 anos da cidade significa que uma história influenciou a outra. Somos hoje uma igreja forte, conhecida no Brasil inteiro como uma igreja dinâmica, de muitas lideranças, inclusive leigas, e que está presente na sociedade como um todo.”
Dom Geremias lembrou que a Catedral Metropolitana levantou sua força e trabalho junto com o desenvolvimento de Londrina e que, portanto, são celebrações de alegria. “Esse diálogo da igreja com a comunidade precisa acontecer. A igreja oferecendo especialmente a sua doutrina social para que, de fato, Londrina possa ser uma cidade democrática, onde os direitos das pessoas são respeitados e onde não se flerte com a corrupção e nem com a vaidade”, disse.
BOAS EXPECTATIVAS
Nesse sentimento, o arcebispo diz que tem boas expectativas para 2021. “Eu acho que a pandemia nos ensinou muitas coisas que poderemos desenvolver durante 2021 e nos próximos anos. Não vamos esperar o ‘velho’ normal. Vamos esperar alguma coisa nova para a qual nós certamente devemos nos dedicar. Eu desejo um feliz Ano Novo e também um Feliz Natal para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, desejam continuar dando a sua força e contribuição para o bom crescimento de Londrina, mas também da Igreja. E que ela continue cumprindo sua missão nesta terra”.