Dom Geremias: "Um feliz Ano Novo e também um Feliz Natal para todos aqueles que desejam continuar dando a sua força e contribuição para o bom crescimento de Londrina, mas também da Igreja"
Dom Geremias: "Um feliz Ano Novo e também um Feliz Natal para todos aqueles que desejam continuar dando a sua força e contribuição para o bom crescimento de Londrina, mas também da Igreja" | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Mais de 300 fiéis puderam acompanhar presencialmente a Santa Missa em Ação de Graças pelos 86 anos de Londrina. A celebração foi conduzida pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina, na manhã deste domingo (13), e foi transmitida pelas redes sociais da Catedral Metropolitana.

Além do aniversário da cidade - comemorado oficialmente em 10 de dezembro - a missa também marcou o aniversário de Dedicação da Catedral, que é o ato de oferecer e consagrar o templo como espaço sagrado para o culto a Deus.

Imagem ilustrativa da imagem Dom Geremias celebra os 86 anos de Londrina
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

“Todas as igrejas paroquiais têm um rito próprio para que o altar seja consagrado. O simbolismo é que dali se celebra a Eucaristia como louvor público a Deus. Por mais que sejam os católicos que se reúnem nesta data, eles celebram em nome de toda a humanidade em louvor a Deus pelo dom da criação, da vida e da salvação, sobretudo”, comentou dom Geremias.

O arcebispo destaca que a Catedral é a igreja mãe de toda a Arquidiocese de Londrina e que "celebrar isso praticamente no mesmo dia em que se comemora os 86 anos da cidade significa que uma história influenciou a outra. Somos hoje uma igreja forte, conhecida no Brasil inteiro como uma igreja dinâmica, de muitas lideranças, inclusive leigas, e que está presente na sociedade como um todo.”

Dom Geremias lembrou que a Catedral Metropolitana levantou sua força e trabalho junto com o desenvolvimento de Londrina e que, portanto, são celebrações de alegria. “Esse diálogo da igreja com a comunidade precisa acontecer. A igreja oferecendo especialmente a sua doutrina social para que, de fato, Londrina possa ser uma cidade democrática, onde os direitos das pessoas são respeitados e onde não se flerte com a corrupção e nem com a vaidade”, disse.

BOAS EXPECTATIVAS

Nesse sentimento, o arcebispo diz que tem boas expectativas para 2021. “Eu acho que a pandemia nos ensinou muitas coisas que poderemos desenvolver durante 2021 e nos próximos anos. Não vamos esperar o ‘velho’ normal. Vamos esperar alguma coisa nova para a qual nós certamente devemos nos dedicar. Eu desejo um feliz Ano Novo e também um Feliz Natal para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, desejam continuar dando a sua força e contribuição para o bom crescimento de Londrina, mas também da Igreja. E que ela continue cumprindo sua missão nesta terra”.