Arcebispo dom Geremias Steinmetz, da Arquidiocese de Londrina, anunciou em transmissão ao vivo por rede sociais a lista de transferências de 19 padres para 2021
Arcebispo dom Geremias Steinmetz, da Arquidiocese de Londrina, anunciou em transmissão ao vivo por rede sociais a lista de transferências de 19 padres para 2021 | Foto: Reprodução/Arquidiocese de Londrina

O arcebispo dom Geremias Steinmetz, da Arquidiocese de Londrina, anunciou na tarde de ontem, em transmissão ao vivo por rede sociais, a lista de transferências de 19 padres para 2021. Esta é a terceira lista de transferência que ele divulga desde que assumiu a arquidiocese. “Toda essa decisão é estudada e dialogada com o próprio clero da arquidiocese. Esse diálogo se dá com o Conselho de Presbíteros. Ouve-se as sugestões de todos e depois as pessoas são consultadas a respeito desta mudança. A decisão é confirmada novamente pelo conselho.”

Arcebispo dom Geremias Steinmetz, da Arquidiocese de Londrina, anunciou em transmissão ao vivo por rede sociais a lista de transferências de 19 padres para 2021
Arcebispo dom Geremias Steinmetz, da Arquidiocese de Londrina, anunciou em transmissão ao vivo por rede sociais a lista de transferências de 19 padres para 2021 | Foto: Reprodução/Arquidiocese de Londrina

Segundo ele, isso demanda muito diálogo, porque as pessoas se apegam às paróquias e a comunidade também se apega aos sacerdotes. “A gente precisa fazer a transferência para otimizar capacidades, ciências e necessidades que as comunidades têm e que não estão sendo atendidas”, destacou o arcebispo. “Também temos a questão da formação, da pastoral, da espiritualidade de nosso clero. Há tantos serviços que existem em uma arquidiocese e há um amplo diálogo para que isso aconteça. Essa mudança faz parte da natureza do sacerdócio, pois cada um deles deve ter disposição para assumir outra comunidade. Isso cria novas luzes, novos pensamentos, novas adequações, novas lideranças. Mudanças são normais e as percebo como necessárias para que haja arejamento das paróquias, das comunidades e ministérios”, destacou.

Confira as transferências:

- Padre André Luis de Oliveira, que hoje está na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ibiporã, assumirá a Paróquia Cristo Redentor, no Jardim Piza (Decanato Sul de Londrina)

- Padre Cesar Braga de Paula, que vem de um ano sabático para se dedicar aos estudos, assume a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Jardim Shangri- Lá B (Decanato Oeste)

- Padre Claudinei Ricardo Rosa, que estava no conjunto Milton Gavetti, assumirá a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Primeiro de Maio (Decanato Sertanópolis)

- Padre José Onero dos Santos, que estava em Primeiro de Maio, assumirá a Paróquia da Ressurreição (Decanato Rolândia)

- Padre Paulo Roberto Martins, que atendia a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do km 9 será o novo reitor do Seminário de Filosofia Dom Albano Cavallin (Maringá)

- Padre Dirceu Luiz Fumagalli, que até este ano era chamado como vigário social nas comunidades vulneráveis, assumirá a Paróquia Nossa Senhora Aparecida Km9 (Decanato Sul)

- Padre Jorge Pereira Mello, que vinha de ano sabático por conta de problemas de saúde de familiares, será o novo pároco da Paróquia São Sebastião, do Conjunto Milton Gavetti (Decanato Norte)

- Padre Sebastião Benedito de Souza, que estava como missionário em Macapá, em Vitória do Jari, assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Luz (Decanato Oeste)

- Padre José Luís Primão que era reitor da Faculdade de Filosofia, assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Paz (Decanato Ibiporã)

- O administrador paroquial das paróquias São José – distritos Irerê e Paiquerê (Decanato Tamarana), Sebastião Armando Tomé, permanecerá na função
- Padre Layrton dos Santos, da Pequena Missão para Surdos e da ressurreição de Rolândia, atenderá a Paróquia Nossa Senhora do Silêncio PMS e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Decanato Leste)

- Padre Josias Romero, que trabalhava em Irerê e Paiquerê, ajudará como vigário paroquial da Paróquia São José de Rolândia (Decanato Rolândia)

- Padre Wendel Perre dos Santos volta de seus estudos em Roma para a Arquidiocese de Londrina e ajudará o padre Rafael Solano como Vigário Paroquial da Catedral do Sagrado Coração de Jesus (Decanato Centro)

- Padre Ademar Lorrenzzetti deixa a paróquia São João Paulo 2º e será o vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Vila Brasil (Decanato Centro)

- Diácono Rafael Flausino ISPS fará um ano de experiência na diocese ajudando o padre José Luiz Primão na Paróquia Nossa Senhora da Paz (Decanato Ibiporã)

- Padre Paulo Henrique Rorato será o diretor e coordenador da Escola de Formadores

- Padre Oscar Alberto de Los Rios Londoño será o diretor do Mestrado em Direito Canônico

- Padre Marcio Fernando França assumirá o posto de diretor dos Diáconos, Biblioteca do Paulo VI, administrador paroquial da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Jardim Sabará (Decanato Oeste) e assumirá trabalhos no tribunal eclesiástico

- Padres da Congregação Missionários de São Francisco de Sales (MSFS) cuidarão da Paróquia São João Paulo II (Decanato Norte)

SEMINARISTAS

Dom Geremias também anunciou os seminaristas em ano de síntese, ou seja, são aqueles que terminaram o quarto ano de teologia. “A prática indica a necessidade de um ano de síntese. Além dos estudos formais, eles precisam fazer uma experiência para sentir o que é a decisão de se dedicar ao sacerdócio ministerial”, destacou.

Os seminaristas em síntese são: Renato Aparecido Ferraz Pelisson, que ajudará na paróquia de Alvorada do Sul; Juniar Aparecido Padilha, que ajudará o padre Marcelo Gomes na Paróquia N.S. das Graças, na Vila Brasil; Rodrigo Nunes, que ajudará o Padre Paulo Alencar em Bela Vista do Paraíso; Roberto Barbosa, que auxiliará o Padre Marcos José em Centenário do Sul; Eliseu Bonfim de Souza, que ajudará o Padre Dirceu Fumagalli na Paróquia N.S. das Graças do km 9; Paulo Ricardo Batista, que ajudará o Padre Isaac Porecatu; e Alex Aparecido Barbosa, que auxiliará o Padre José Luiz Primão na Paróquia N.S. da Paz, em Ibiporã.

Ele espera que as transferências se concretizem até o fim do mês de janeiro e as missas de posse, por conta do decreto que limita as lotações das igrejas em 30%, ainda segue incerta sobre como serão realizadas, mas possivelmente serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais por conta das limitações que a pandemia impõe