Dois PMs são presos por tentativa de extorsão
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de abril de 2005
Vanessa Navarro<br>Reportagem Local 
Dois soldados do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Londrina foram presos, na noite de anteontem, suspeitos de tentativa de extorsão a um empresário da cidade. Eles foram flagrados telefonando para a residência da suposta vítima, de um orelhão localizado na Avenida Maringá (Zona Oeste). As investigações, contudo, já vinham sendo conduzidas há pelo menos dois meses pela Promotoria de Investigações Criminais (PIC) e pela própria PM.
Segundo o promotor da PIC Leonir Batisti, os policiais Reginaldo José Gomes, 32 anos, e Manoel Moreira Prates, 37 anos, estariam tentando extorquir o empresário londrinense cujo nome e ramo de atuação não foram divulgados a mando de duas outras pessoas, possivelmente conhecidas da vítima. O valor exigido foi de R$ 200 mil. ''O fato vinha se desdobrando há uns 60 dias. Desde então, o empresário já foi várias vezes ameaçado, teve a casa atingida por disparos de arma de fogo e o namorado da filha da vítima foi agredido e dopado quando dirigia o veículo do futuro sogro'', detalhou Batisti.
Em nenhum momento, disse o promotor, Gomes e Prates se declararam policiais para o empresário. ''Eles não se identificaram como PMs, estavam fazendo uma atividade privada'', ressaltou. De acordo com Batisti, a versão dos soldados é que estariam tentando passar uma fita para a esposa do empresário, que comprovaria um caso extra-conjugal do mesmo. ''Não encontramos até agora a tal fita. De qualquer forma, está bem caracterizada a tentativa de extorsão'', afirmou. Nenhum dinheiro ou bem chegou a ser entregue aos policiais, garantiu o promotor.
O comandante do 5º BPM, tenente-coronel Manoel da Cruz Neto, confirmou que o grupo Águia da PM participou das investigações que culminaram na prisão dos soldados. Segundo o comandante, os PMs atuavam há mais de 10 anos no 5º BPM e, atualmente, trabalhavam como motoristas da corporação. ''Terei que encaminhar um documento informando os altos escalões da Polícia Militar sobre o caso e eles irão avaliar se cabe um ato administrativo interno. Dependendo da conclusão, os soldados podem até ser afastados das fileiras da PM'', sentenciou.
Gomes e Prates permanecerão detidos no 5º BPM, enquanto o inquérito que apura o crime de extorsão corre na Justiça comum. Desde que a PIC foi instalada em Londrina, há cerca de um ano e meio, 25 policiais entre civis e militares já foram autuados e presos.


