O canteiro de obras está montando à margem da BR-369, mas a presença de operários e máquinas é inexistente. Pouco mais de dois meses desde que o governador Ratinho Junior esteve em Londrina para anunciar o início da construção do viaduto da PUC, na zona oeste, as intervenções seguem sem movimentação. Na época, foi realizado um evento com várias autoridades no local onde será edificada a estrutura para marcar a assinatura da ordem de serviço.

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Segundo o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), o Consórcio Interseção BR-369, que venceu a licitação em 2022 para confeccionar o projeto básico e executivo e realizar a obra, foi notificado para prestar esclarecimento sobre a inoperância em relação à construção e também um planejamento atualizado dos trabalhos.

“A medida se fez necessária após atrasos na entrega dos produtos do projeto e o fato de não terem tomado as medidas necessárias para iniciar os serviços da obra, ainda que autorizados”, afirmou o departamento, por meio de nota.

O consórcio - que reúne as empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli, Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda – apresentou na semana retrasada documentos justificando as dificuldades para a obra, o que está sendo analisado pelos técnicos do DER-PR. “Uma decisão deve ser tomada nos próximos dias visando o início dos trabalhos com a maior brevidade possível”, destacou o texto encaminhado à FOLHA, sem estipular uma data.

Imagem ilustrativa da imagem Dois meses após ordem de serviço, obra do viaduto da PUC não começou
| Foto: Pedro Marconi

NOVAS PISTAS E ROTATÓRIAS

O viaduto ficará na interseção da rodovia com a avenida Jockei Club, em que a BR-369 será elevada, com a execução de uma passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias. As novas pistas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos e faixa de segurança. Já as alças contarão com 6,5 metros de largura. Também serão construídas novas calçadas em concreto. O custo total, incluindo o projeto, é de R$ 28 milhões.

O prazo para término é de 12 meses, ou seja, se tivesse começado no período determinado a estrutura ficaria pronta em março de 2024. “Frustra saber que vai mais tempo para essa obra ser feita. É estranho ver o canteiro de obras cheio de tapumes, mas a obra que é bom sem nem um sinal”, lamentou o entregador Marcelo Nascimento. “É um viaduto importante, que vai melhorar o trânsito e dar mais segurança, porém, já começou errado, o que dá medo do que ainda pode acontecer”, comentou o autônomo Valdecir Mendes.

Perspectiva de como deverá ficar a estrutura
Perspectiva de como deverá ficar a estrutura | Foto: Reprodução DER-PR

A expectativa é de que quando os serviços finalmente iniciarem o foco seja primeiro nas marginais e rotatórias que interligarão a passagem inferior da obra. Conforme as intervenções forem avançando a tendência é de que existam desvios no fluxo de veículos para os bairros do entorno.

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