Dois assassinatos são esclarecidos em Cambé
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de junho de 2001
Lúcio Flávio MouraDe Londrina 
A Polícia Civil de Cambé (13 km a oeste de Londrina) esclareceu no feriado municipal de ontem dia de Santo Antônio, padroeiro do município dois casos de homicídio que pareciam de difícil solução. Quatro rapazes foram presos, um deles menor de idade, pelos dois últimos assassinatos ocorridos na cidade.
Foram dois crimes por motivos fúteis que abalaram Cambé. No primeiro, descoberto apenas no último domingo, a vítima foi o marceneiro Valdemir Aparecido de Crivelari, 42 anos, morto com requintes de crueldade em sua casa, onde morava sozinho, na área central de Cambé.
Na tarde de anteontem, a polícia chegou a Luciano Gonçalves de Souza, 19 anos, e ao menor R.M.D., 16, através de um pedreiro que comprou de Alexandre Mendes de Oliveira, 19, o terceiro integrante da quadrilha um aparelho de som que pertencia à vítima. Ambos confessaram ter cometido o crime para roubar eletrodomésticos. Ontem pela manhã, Alexandre também foi preso e deu a versão definitiva.
Segundo os três rapazes, o crime foi cometido com uma estaca que sustentava um arbusto na via pública, uma faca e o cinto do marceneiro. Alexandre já teria adentrado a residência do marceneiro com o pedaço de pau. Assustado com o nervosismo dele, Alexandre desferiu vários golpes com a estaca.
Quando ele estava caído, R. o feriu no tórax com três facadas. Completando a barbárie, Luciano, o único que já havia frequentado a casa da vítima, puxou o cinto de Valdemir e enrolou-o no pescoço, dando-lhe um tranco violento, o golpe fatal. Os três fugiram, cada um com um eletrodoméstico. Eles não quiseram dizer o que fariam com o dinheiro arrecadado com os objetos furtados.
Eles podem ser condenados a até 30 anos de prisão, a exceção do adolescente, que foi encaminhado ao Conselho Tutelar. Nenhum dos rapazes tinha antecedentes criminais. De acordo com o laudo do IML, o marceneiro morreu com múltiplas fraturas, hemorragia no cérebro, afundamento de crânio e asfixia.
Ontem, também foi esclarecido a morte do estudante Marcelo Ruela, 20 anos. Ele foi baleado na Avenida Central, no bairro Santo Amaro, durante uma Paquera na Avenida, no último sábado. O pintor de parede Cléberson Pedro de Góes, 22 anos, morador do Conjunto Avelino Vieira, zona oeste de Londrina, confessou o crime.
Segundo o pintor, ele foi obrigado a disparar várias vezes contra um grupo de rapazes que tentava agredi-lo, alegando que havia assediado uma namorada da vítima. Ele disse que temia que os rapazes estivessem armados e agiu em legítima defesa. O pintor foi preso no Jardim Novo Bandeirantes, quando fazia lanche em um quiosque.


