A UEL (Universidade Estadual de Londrina) conta com cinco docentes selecionados para a etapa nacional da Chamada Pública 15/2023 – Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner, que é patrocinado pela Finep/MCTI (Financiadora de Estudos e Projetos) e tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Nesta edição, as premiações serão de até R$ 10 mil para os primeiros colocados, colaborando para projetar o trabalho que é desenvolvido pelos docentes com alunos bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica. A cerimônia de entrega das premiações será realizada em março de 2024.

A Confap agrega 27 FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) sediadas em 26 estados e no Distrito Federal. Nesta edição do prêmio, a terceira, os concorrentes foram divididos em três categorias e cinco subcategorias.

Da UEL, os vencedores da etapa estadual na categoria Pesquisador Destaque são Katya Luciane de Oliveira, do Departamento de Psicologia, na subcategoria Ciências Humanas; Waldiceu Aparecido Verri Junior, de Ciências Patológicas, subcategoria Ciências da Vida; e Taufik Abrão, do Departamento de Engenharia Elétrica, na subcategoria Ciências Exatas. Na categoria Pesquisador Inovador, os selecionados foram Gerson Nakazato, do Departamento de Microbiologia, subcategoria Inovação para o Setor Empresarial, e Vera Lucia Tieko Suguihiro, do Serviço Social, subcategoria Inovação para o Setor Público.

LEIA TAMBÉM:

= Entre as melhores do país, UEL tem cursos com nota máxima

= Baixo índice de abstenção marca segunda fase do Vestibular da UEL

A diretora de ProPPG (Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação) da UEL, Suzana Mali de Oliveira, explica que a primeira etapa do prêmio consiste na indicação dos nomes por parte das Instituições de Ensino Superior às respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa. No caso do Paraná, a seleção dos nomes indicados pelas instituições é realizada pela Fundação Araucária.

“O que se levou em consideração foi a pontuação que estes pesquisadores têm nos nossos programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica dentro das suas áreas de atuação. Então, escolhemos os professores que tiveram a melhor pontuação nos editais dos programas ao longo do ano de 2023″, explica a diretora.

No mesmo sentido, as Fundações de Amparo à Pesquisa realizaram a indicação dos nomes à Confap com base em critérios, procedimentos, eventos ou premiações próprias, o que coloca a UEL na posição de representante do estado nas cinco categorias.

Homenageando a professora, engenheira agrônoma e pioneira em biologia do solo Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner, o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação ainda irá enaltecer o trabalho de jornalistas que se dedicam a realizar a divulgação científica e cuja inscrição ocorreu de forma independente. Quem irá representar o Paraná nesta categoria é a jornalista Katna Baran.

(Com informações da Agência UEL)