Doadoras recebem homenagem
Londrina - Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o Banco de Leite do Hospital Universitário (HU), juntamente com outras entidades, fez uma homenagem ontem, dia 1, a várias mulheres doadoras. "É importante que essas mães saibam o quanto essa doação é importante, que somente elas podem fazer", disse a coordenadora do Banco, Marcia Benevenuto. "Com esse dia, queremos divulgar a importância da amamentação e estimular novas doações", disse.
De acordo com Marcia, atualmente, são coletados, em média, 300 litros de leite por mês. "É um número significativo, mas queremos dobrá-lo, pois ainda não é suficiente", ressaltou. No ano de 2007, foram 3 mil litros de leite que puderam atender cerca de 2,6 mil crianças. Segundo a coordenadora, qualquer mulher que estiver amamentando, desde que não tenha nenhuma doença, não fumante e não esteja tomando antibióticos, pode ser doadora. "Se a mãe estiver produzindo mais leite do que o bebê necessita, pode doar tranquilamente o leite excedente. Não precisa ficar preocupada, pois não vai faltar leite para o filho", explicou.
Homenageadas
A auxiliar de enfermagem Nilcéia Lorrenzzetti, uma das homenageadas, diz achar fundamental o trabalho feito pelo Banco de Leite. "Já fui doadora, há 10 anos, durante sete meses. Agora, consegui doar apenas um mês, mas sei que, mesmo assim, muitos bebês puderam ser beneficiados."
A dona de casa Tamara Larocca que, há três meses, é doadora do banco, comentou sobre o medo de algumas mulheres. "Não há motivo para não doar. Não dói, não estraga o peito. Se você tem leite a mais, doá-lo é uma ação muito bonita", disse ela, que doa cerca de seis vidros por semana.
O leite coletado ajuda, principalmente, bebês prematuros que estão em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), com baixo peso, alérgicos e que passam por cirurgias. Quem tiver interesse em doar, pode entrar em contato com o Banco de Leite, que levará os frascos esterilizados e recolherá posteriormente.





