NOVA RODOVIA
DNER conclui duplicação da BR-116
Luiz Nunes Moreira/DivulgaçãoCom 12 quilômetros, a Variante do Alpino será liberada ao tráfego na próxima sexta pelo DNER
De Curitiba

O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) concluiu a duplicação da BR-116 no trecho paranaense, que liga Curitiba a São Paulo. Nesta semana, foram terminadas as obras de 12 quilômetros localizados no trecho conhecido como Variante da Serra do Alpino. Com isso, a partir das 10h30 da próxima sexta-feira, os motoristas poderão trafegar até a divisa com o estado de São Paulo em duas pistas. A previsão dos técnicos do departamento é que diminuam em 80% os acidentes nesta estrada, que já foi chamada de ‘‘rodovia da morte’’.
Com esta obra, o DNER-PR fica responsável agora apenas pelas obras do Contorno Leste de Curitiba, para concluir a Rodovia do Mercosul, que no Paraná possui 186 quilômetros de extensão e exigirá um investimento de R$ 300 milhões. A previsão de entrega do Contorno Leste é para segunda metade deste ano.
Com o término das obras da Variante do Alpino, toda a circulação de veículos pela BR-116 passa ter pista dupla em uma rodovia classe um, dotada de requisitos de segurança. O diretor regional do DNER, João Alberto Sautchuk, explica que o antigo traçado era difícil, cheio de curvas, com diversos trechos de subida. Ele afirma que, com as alterações, o tempo para transpor a serra diminuirá, já que a antiga estrada tinha 10,5 quilômetros formado por curvas longas e aclives.
Para construir a variante, foi preciso aterrar parte do terreno. O maior aterro aconteceu no km 31,3, cuja a profundidade era de 45 metros. Foram colocados neste local 780 mil metros cúbicos de terra.
As obras para pavimentação da variente começaram em dezembro de 1997 e foram realizadas pelo consórcio Ferreira Guedes/Serveng/Servix.
O diretor do DNER acredita que haverá uma redução dos custos operacionais, quando se concluir as obras da Rodovia do Mercosul, que liga São Paulo a Florianópolis, em Santa Catarina.