DNER anuncia obras na BR-153
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de janeiro de 2002
Benedito Teles 
Santo Antônio da Platina O Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) anunciou, ontem, a autorização para o início imediato dos trabalhos de conservação do trecho de 59 quilômetros entre Ibaiti e Santo Antônio da Platina (20 quilômetros de Jacarezinho). A empresa Cacatu Projetos e Obras (CPO), de Curitiba, foi habilitada, segundo o DNER, depois de um processo de 30 dias, por meio de carta convite. A liberação foi realizada um dia após a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) anunciar que iria representar criminalmente os diretores do DNER.
O órgão também classificou a medida da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) como infrutífera devidos aos esforços empreendidos pela entidade e anunciou que as obras de restauração da BR-153 terão início em cerca de quatro meses após a conclusão do processo licitatório. Funcionários da empresa também informaram que a empresa CPO será responsável pela conservação do trecho até o início das obras de restauração.
A direção do DNER informou que as obras ainda não tiveram início devido à contenção orçamentária do governo federal nos últimos dois anos. Os diretores admitiram que o estado da rodovia é precário e que, apesar do tráfego de cinco mil veículos/dia não há nenhuma obra de restauração há pelo menos 25 anos.
Eles lembram que a entidade tem desenvolvido trabalhos de conservação para tentar manter a trafegabilidade do trecho, mas avaliam que a recessão e a contenção orçamentária do governo federal adiaram a elaboração do projeto.
Os recursos para a execução do projeto estão incluídos no orçamento da União previstos para as rodovias do Paraná estimado em R$ 30 milhões. De acordo com a assessoria do órgão, parte desses recursos deve ser utilizado na recuperação do trecho no Norte Pioneiro. A previsão é que todo o projeto seja concluído em cerca de 24 meses. Ele prevê a recuperação do pavimento e melhorias gerais do trecho, além da ampliação de pontes e de ruas laterais nos trechos urbanos. O projeto completo de restauração desse trecho está estimado em R$ 32 milhões.


