Divisão em blocos diminui repetência
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Carolina Avansini Reportagem Local 
Conciliar o trabalho com a escola ficou mais fácil para o estudante Marcelo Fernandes, 17 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olympia de Moraes Tormenta, localizado no Conjunto João Paz (Zona Norte de Londrina). Desde o início do ano, ele cursa a série pela organização em blocos, com metade das disciplinas do currículo ofertadas no primeiro semestre e o restante nos últimos seis meses do ano.
A nova proposta, adotada por 11 escolas da região no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, visa diminuir os índices de repetência e evasão nos últimos anos escolares. Com menos matérias para estudar, eu me organizo melhor, justificou Marcelo, explicando que o novo sistema, apesar de facilitar a condução das disciplinas, exige dedicação maior às aulas. Não dá para recuperar as notas nos últimos bimestres.
A coordenadora da equipe de ensino do NRE, Maria Isabel Félix, informou que o índice de evasão e repetência no ensino médio é de 30% a 35% na região. São adolescentes de 15 a 19 anos que estão fora da escola, preocupa-se. Segundo ela, a organização em blocos deve amenizar esses números, estimulando principalmente aqueles estudantes que acabam desistindo da escola para trabalhar. Se eles precisarem se afastar, não perdem o ano todo.
A diretora da escola Olympia de Moraes Tormenta, Geni Dias Ferreira, observou que os alunos dedicaram-se com mais afinco às disciplinas no primeiro semestre porque sabiam que não poderiam recuperar as notas no final do ano. Além disso, aprovaram o menor número de matérias para estudar.
Os professores também foram beneficiados pelo novo sistema. Ao assumirem mais aulas em menos turmas, aumentam o tempo que passam com os alunos, identificando melhor as dificuldades de cada um e conquistando a confiança dos estudantes. Eles aumentam a atenção dispensada, o que gera mais empatia, explicou a assessora pedagógica do colégio, Cristina Braga.
No Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira (Zona Norte), o diretor Adão Nunes aderiu à proposta do NRE para tentar diminuir os índices de evasão e repetência principalmente nas turmas do período noturno. No ano passado, 29,1% dos alunos do ensino médio reprovaram de ano e outros 17,39% abandonaram a escola. Os índices são ainda mais alarmantes no primeiro ano, com 40% de reprovação e 18% de abandono.
As dificuldades são maiores porque eles passam por um período de transição da oitava série para o primeiro ano. Além disso, é a idade em que começam a entrar no mercado de trabalho, explicou a pedagoga Silmara Nunes. Ela também ressalta os benefícios principalmente para estes alunos que estão entrando no Ensino Médio do maior tempo de convivência entre alunos e professores. Se os professores não conhecem bem a realidade da turma e o conteúdo da disciplina, o aluno acaba desistindo.
A escola ainda não tem os índices de repetência e evasão relativos ao primeiro semestre de 2009. O diretor garantiu, entretanto, que o número de alunos repetentes foi bem menor que os registrados no ano anterior.


