Diversão, meu nome é trabalho
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de janeiro de 2011
Vinícius Fonseca<br>Reportagem Local 
O verão é época de descanso para muita gente. Mas, para garantir o lazer, funcionários de clubes, guias turísticos e guarda-vidas, entre outros profissionais ligados ao turismo, precisam trabalhar duro. De novembro a março, André Renato da Silva, que atua como segurança de praticantes de esportes radicais, vê aumentar sua carga de trabalho, e consequentemente seus lucros. E garante: dá tempo para se divertir.
Silva está na função há pelo menos dez anos e reconhece o verão como a estação mais importante para o seu trabalho. ''Fechamos contrato e viajamos para locais com paisagens naturais, para atender a demanda'', conta.
Ele faz parte de uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, cada uma especializada em uma modalidade, na empresa ''Trilha Natural''. Com a experiência que adquiriu na prática do caiaque, especializou-se em resgates aquáticos. ''Sou esportista e pratiquei caiaque por muito tempo. Com a canoa consigo chegar em lugares onde a lancha dos bombeiros não chega'', explica.
Ele revela que normalmente é contratado por empresas de turismo e hotelaria para fazer a segurança dos visitantes que ''enfrentam'' os rios e lagos, mas que, por meio do ''Trilha'', ele também ensina técnicas de resgate, rapel e canoagem.
Silva, no entanto, não é apenas uma espécie de guarda-vidas. Para garantir o sustento na baixa temporada, trabalha como representante de uma distribuidora de vinho. Mas reforça o amor que tem pelos esportes radicais.
A confiança no trabalho é fundamental no dia a dia de Silva. ''Você vê a pessoa acreditando no que você faz, é como se entregasse a vida, isso não tem preço'', confessa.
Colônia
A necessidade de fortalecer a relação pessoal também faz parte do trabalho do professor de Educação Física Edson Moreno. Ele desenvolve atividades no setor de Lazer do Sesi, em Londrina.
Moreno organiza várias modalidades, como natação, hidroginástica e colônia de férias infanto-juvenil. ''A colônia é uma das que mais exige cuidados, já que você está lidando com crianças. É importante conquistar a confiança dos pais'', argumenta.
De acordo com ele, as atividades são oferecidas pela instituição durante todo o ano, mas nas férias a procura aumenta muito. ''As pessoas nos procuram em busca de lazer. A gente trabalha e aproveita para se divertir também'', brinca.
Moreno se diz beneficiado pela profissão que tem. ''Estou em contato com as pessoas e aprendo muito com elas''. conclui.


