Com o programa "Cidade Iluminada”, a Prefeitura de Londrina quer fechar o ano de 2019 com 100% de iluminação LED na zona rural. No dia 4 de dezembro, a Sercomtel Iluminação dará início aos serviços em oito distritos, seis patrimônios e quatro vilas rurais. São cerca de 1,9 mil pontos modernizados em um prazo estimado de 30 dias. O investimento é de R$ 3,96 milhões.

A tecnologia LED é mais eficiente e econômica; trabalho deve ser realizado em 30 dias
A tecnologia LED é mais eficiente e econômica; trabalho deve ser realizado em 30 dias | Foto: Divulgação

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (27), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati. “É um investimento em toda a cidade e agora estamos nesta etapa envolvendo os distritos e patrimônios rurais. A mudança vai deixar tudo mais bonito, iluminado e seguro porque vai atender todas as ruas e praças”, disse, durante a assinatura da ordem de serviço.

A nova iluminação beneficiará uma população de 20.042 habitantes dos distritos de Guaravera; Irerê; Lerroville; Paiquerê; Maravilha; São Luiz; Warta e Espírito Santo, além de quatro vilas rurais (Guaravera, Irerê, Lerroville, Paiquerê) e os patrimônios Três Bocas; Selva; Heimtal; Regina; Guairacá e Taquaruna.

A tecnologia LED é mais eficiente, econômica e proporciona maior luminosidade, dando mais conforto ótico e disposição visual. De acordo com o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, algumas áreas rurais já foram impactadas pelo projeto. Desde o início do ano já foram trocados 62 "braços" de luminárias, sendo 20 em Paiquerê, 23 em Maravilha e 19 em Irerê (que já havia recebido anteriormente 52 luminárias). O distrito de Guaravera também foi atendido com 34 unidades. “O programa é fazer 100% da área rural de Londrina”, destacou.

'CLARIDADE MAIOR'

Neste mês, o distrito da Warta teve 19 pontos de iluminação substituídos por LED na avenida Londrina e a novidade vem sendo comemorada pelos moradores e comerciantes. “A claridade é maior. Todo mundo está gostando, principalmente quem tem comércio porque dá uma sensação de segurança. Há 12 anos Warta não recebia um investimento em área pública”, comentou o presidente da Associação de Moradores do Água Viva, Wilson Antônio Tramontini.

Em Paiquerê, a praça central teve 20 pontos de iluminação substituídos pela tecnologia há cerca de três meses. “As famílias com crianças voltaram a frequentar a praça à noite. Há tempos a população dos distritos estava pedindo melhorias, desde a iluminação até as estradas rurais. Nós estávamos com o sentimento de abandono”, desabafou Milton Reis, coordenador dos distritos de Paiquerê, Guairacá e parte do assentamento Eli Vive.

O morador de Guairacá, Marcos Alves, conta que está na expectativa de ver o distrito mais iluminado. “Pelo que ouvi dizer, até a questão da manutenção das lâmpadas é melhor com essas novas luminárias porque se houver uma falha dá para corrigir mais rápido e às vezes, sem nem precisar ir até o local.”

TELEGESTÃO

Há quatro anos, a Sercomtel Iluminação faz testes de telegestão de relés inteligentes em 14 luminárias presentes na Praça Sete de Setembro (centro) e no distrito de Lerroville, em 100 pontos de iluminação. O relé é uma espécie de sensor fotoelétrico que pode ser monitorado de uma central. Eles ficam acoplados nas luminárias e, quando há falhas na iluminação, dependendo da correção, ela pode ser feita a distância.

Os resultados têm sido satisfatórios e por isso, há um planejamento para instalar mil pontos de relés inteligentes em Londrina, no primeiro trimestre de 2020.

INÍCIO EM FEVEREIRO

O programa Cidade Iluminada, da prefeitura de Londrina, teve início em fevereiro de 2019 e até o momento já foram implantados 8.931 pontos de iluminação LED. Até o final de 2020, a expectativa é instalar outras 28 mil luminárias, somando um investimento superior a R$ 44 milhões.