Disque-Coronavírus de Londrina realiza 41 mil atendimentos
Serviço foi implantado em março de 2020 pela Prefeitura de Londrina e UEL com o objetivo de dar orientações e informações sobre a doença
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de julho de 2021
Serviço foi implantado em março de 2020 pela Prefeitura de Londrina e UEL com o objetivo de dar orientações e informações sobre a doença
Reportagem local
O Disque-Coronavírus, serviço que presta orientações e informações a respeito da Covid-19 em Londrina, contabilizou 41.396 atendimentos no período de março de 2020, quando foi implantado, até o mês de junho de 2021. Deste total, 38.452 atendimentos foram realizados pelo telefone 0800-400-1234; 2.345 pelo aplicativo de telemedicina Medmobi, do Município; e 599 para o aplicativo do governo do Estado, Saúde Online PR.
O Disque-Coronavírus foi implementado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a UEL (Universidade Estadual de Londrina), com o objetivo de oferecer mais uma ferramenta de enfrentamento à pandemia.
Os dados sobre o serviço, levantados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, apontam que, nos últimos cinco meses, o Disque-Coronavírus tem uma média de 3.363,2 ligações mensais. Além disso, o relatório aponta que, de março a junho de 2021, a maior parte das ligações foi para obter resultado de exames e, em sequência, receber informações sobre cadastramento/agendamento de vacina.
Os atendimentos também prestam orientações sobre os cadastros prévios para vacinação; atestados; UBSs de referência para atendimento presencial; locais para entrega de envelopes de cadastro; e dúvidas diversas envolvendo sintomas de Covid-19, vacinas, decretos, isolamento, intervalo entre vacinação de gripe e Covid-19, números telefônicos de outros serviços de interesse, entre outras orientações.
Segundo a pró-reitora da Proex, Mara Solange Gomes Dellaroza, desde o início deste ano, as ligações sobre vacinação e sobre cadastramentos aumentaram a frequência. “Junto aos canais de comunicação criados com a Prefeitura, auxiliamos e direcionamos as dúvidas e problemas de cadastro que foram surgindo, além de monitorar, agendar e cadastrar para a vacina contra Covid-19 a população que não tem facilidade de acesso ao Portal da Prefeitura. Também mantemos um canal ativo pelo e-mail [email protected] onde ajudamos no cancelamento e possível correções ou alterações no cadastro”, explicou.
ACADÊMICOS
Por meio do Disque-Coronavírus qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios pode ligar para o número 0800-400-1234 (opção 1), e será atendida por acadêmicos da área de saúde. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h .
Atualmente, por meio do serviço, é possível ser orientado quando ao uso do aplicativo de consulta por teleatendimento a saúde, caso o paciente tenha sintomas de Covid-19, além de orientações sobre medidas de prevenção e cadastro para vacinação.
Para obter o resultado de exames colhidos na rede municipal o usurário deve ligar no 0800-400-1234 e escolher a opção 3, que direciona para a Central de Resultado de Exame de Coronavírus.
APOIO PSICOLÓGICO
O Disque-Coronavírus também oferta apoio psicológico à população, por meio de profissionais de Psicologia que atendem das 7 às 19 horas, também de segunda a sexta-feira. As ligações para o 0800-400-1234 são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.
Londrina também oferta o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24 horas, no site https://coronaai.uel.br/. (Com informações do N.Com)
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