Diretores do Norte são contra o novo sistema
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de dezembro de 2000
Maranúbia Barbosa De Londrina 
A decisão da Secretaria de Educação do Estado repercutiu mal entre os 140 diretores de escolas de Londrina e dos 19 municípios que compõem o Núcleo Regional de Ensino. Os diretores, que estiveram reunidos ontem, com a chefe do núcleo, Maria Genoveva Puccini Belucci, não concordam com as mudanças nas eleições para diretoria de escolas estaduais, que serão feitas através de colégio eleitoral. A secretaria sugere que o colégio eleitoral seja composto por sete membros da comunidade escolar, escolhidos entre professores, representantes do núcleo, de alunos, pais e funcionários.
O presidente da Associção de Gestores das Escolas Públicas de Londrina Élcio Lentini Tupã, informou que os diretores da região são unânimes em discordar da resolução da SEED. Queremos que a eleição seja realizada na presença dos estudantes. Na data estipulada, entre 16 e 22 de dezembro, praticamente não há alunos nas escolas, afirmou.
Segundo Élcio Tupã, os diretores enviaram documentos solicitando que fossem realizadas eleições em outubro. Ainda segundo Tupã, os diretores não são contra a avaliação dos diretores. Somente não concordamos com a forma como está sendo conduzida, alheia à comunidade, salientou. Tupã atribui o impasse ao desconhecimento do dia-a-dia das escolas, por parte da secretária Alcyone Saliba.
O chefe de gabinete da SEED Cláudio Bonfat, disse que os diretores não concordam com as mudanças porque temem não se reelegerem para o cargo. O novo modelo dará oportunidade a outros eventuais interessados, afirmou Bonfat.


