Londrina – A Secretaria Municipal de Educação deu posse na manhã de ontem aos 107 novos diretores da rede de Londrina. A eleição aconteceu no dia 5 de dezembro e o mandato é válido por quatro anos. Os diretores vão trabalhar em 73 escolas da zona urbana, dez na rural e ainda em 24 centros municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A eleição deste ano teve como novidade a realização do curso de Gestão Escolar Municipal, com carga horária de 30 horas e que abordou conhecimentos sobre gerência pedagógica, técnicas do setor financeiro, serviços terceirizados na escolas públicas, gestão de pessoas e gestão pública e ética. Todos os candidatos tiveram que participar da capacitação, que teve a presença de 881 servidores.
De acordo com a secretaria, apenas um CMEI e uma escola de ensino fundamental não apresentaram candidatos. Nesses casos, os diretores foram indicados pela própria secretaria.
A secretária municipal, Janeth Thomas, ressaltou que os diretores são a "alma" das escolas e fundamentais para se alcançar uma educação de qualidade. "Diversos estudos da Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco) mostram, que mesmo em escolas com diferenças estruturais, uma boa direção é determinante para uma escola de qualidade. E para isso o diretor precisa saber motivar os professores, trazer a comunidade para dentro da escola e ter rotinas de trabalhos constantes", enumerou a secretária.
Elvira Andrade de Oliveira ficou um ano na direção do CMEI Yolanda Salgado Vieira, no Conjunto Alexandre Urbanas (zona leste), após a saída do diretor, e agora foi eleita para mais quatro. "A nossa responsabilidade é trabalhar para melhorar a educação e temos que estar dispostos a enfrentar todos os desafios e dificuldades", pontuou.
Para Elias Vilas Boas, eleito para dirigir a Escola Padre Anchieta, no Patrimônio de Heimtal, na zona norte, o grande desafio será conseguir atender todos os alunos da região. "Temos uma demanda de 60 alunos, de cinco e seis anos, que vão para o último ano da educação infantil e como não temos vagas eles estão sendo distribuídos em outras instituições da região", relatou. "Está em construção um CMEI ao lado da escola e que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2014 e isso vai resolver o problema." A escola tem hoje 479 alunos.
Na Eugenio Brugin, que atende 700 alunos no Conjunto São Lourenço, zona sul, o desafio maior será dar conta da demanda. A escola atende a comunidade de diversos bairros e sofre com a superlotação das salas. "Temos salas do 5º ano com 30, 35 alunos e isso dificulta para o professor. Acredito que um número bom seria 25. A escola é boa, mas necessitava de um espaço físico maior já que existem poucos colégios na região", ressaltou a nova diretora, Joselita Marques.
A secretária de Educação informou que o ano de 2014 ainda será apertado, mas acredita que vai começar melhor do que 2013. "Não há falta de diretores, nem professores e nem funcionários para biblioteca em toda a rede municipal. O trabalho desenvolvido já está surtindo efeito", comemorou Janeth. As aulas nas escolas municipais começam no dia 3 de fevereiro.

mockup