A Universidade Estadual de Londrina pretende reapresentar um novo documento com as reivindicações ao Governo do Estado sobre a urgência na instalação de um revestimento sintético para a pista de atletismo da UEL. A informação é do professor Décio Barboza de Souza, diretor do Centro de Educação Física da UEL. O novo documento pretende substituir o anterior, entregue no dia 10 de junho ao secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Beltrão, e que teria sido encontrado no último final de semana no lixo do hotel em que o secretário ficou hospedado em Londrina.
O documento foi entregue a Beltrão (responsável pela secretaria que cuida das instituições de ensino superior do Paraná) para ser encaminhado à Secretaria de Esportes e Turismo do Estado. Em entrevista no começo da semana, o secretário disse que o documento foi extraviado e ‘‘não jogado no lixo’’.
O professor Décio disse à Folha não acreditar que o secretário tenha jogado o documento no lixo. ‘‘Agora, nossa preocupação é fazer outro abaixo-assinado para agilizar os trabalhos’’, afirmou.
Segundo o professor, a revitalização da pista faz parte de um convênio firmado entre prefeitura, Universidade e governo dentro de um plano maior para transformar as universidades de Ponta Grossa, região de Maringá/Pato Branco e Londrina, em centros de excelências em treinamentos em atletismo. A UEL ficou responsável pela infra-estrutura e manutenção do local, a prefeitura pela base asfáltica a ser construída e o governo pela instalação do revestimento sintético na pista. ‘‘Temos informações do próprio governo de que o material para o revestimento chegou no ano passado ao porto de Paranaguá. O problema agora parece que é sobre a definição se a pista continuará na UEL ou não’’, diz Barboza.
O deputado Federal Ricardo Gomyde, do PC do B/Pr, pretende pretende conversar hoje em Londrina com o reitor da universidade, Jackson Proença Testa, e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE), sobre a reapresentação do documento e manutenção do local da pista.Josoé de CarvalhoMelhoriaDécio Barboza: ‘‘Revitalização da pista é passo para transformar universidades em centros de atletismo’’Jossânia Navolar

mockup