A decisão do Estado de entregar o projeto para a construção da pista de atletismo à administração municipal deixou a Universidade Estadual de Londrina (UEL) indignada. ‘‘O projeto nasceu no Departamento de Educação Física da UEL em 94 e desde então a gente vem lutando pela liberação deste investimento’’, diz inconformado o reitor interino e diretor do Centro de Educação Física (CEF) da UEL, professor Décio Barboza Souza. Ele afirma que a decisão do governo pode prejudicar Londrina. ‘‘Se a prefeitura não entregar a obra pronta até setembro ficará sem o convênio e a cidade sem a pista’’, diz.
A pista e equipamentos necessários para a prática de todas as modalidades de atletismo, doados pelo Governo do Estado a Londrina, serão instalados no Estádio Uad Chaiben, conhecido por estádio dos amadores, na Vila Santa Terezinha (zona leste, próximo à área central). Mas Souza diz que a prefeitura não terá tempo para realizar as obras.
Ele explica que para construir a pista de atletismo e toda infra-estrutura necessária, a prefeitura vai ter de deslocar o campo de futebol do estádio da Vila Santa Terezinha. ‘‘O campo não está centralizado e isto significa que a prefeitura vai ter de começar do zero’’, comenta. Ele esclarece que o projeto utilizado pelo governo estadual para conseguir a liberação de recursos para os quatro Centros de Excelência de Desportos do Estado foi elaborado pela UEL.
Todos os dados, diz, são da pista da UEL que já tem as medidas de uma pista olímpica. O reitor interino afirma ainda que sem a estrutura básica que a UEL dispõe, a prefeitura vai gastar o dobro na obra. Ele acrescenta que o projeto da UEL propunha um trabalho em parceria onde a prefeitura entraria com a camada asfaltica base da pista; o governo com a pista e equipamentos e a UEL com as obras complementares e manutenção.
Profesor Décio lembra que nos contatos com o governo estadual, a promessa de que a UEL receberia a pista foi repetidamente confirmada pelos governantes. Acreditando nisto, a universidade levou seu projeto ao Ministério Excepcional dos Desportos. Conseguiu se tornar Centro Nacional do Instituto de Desenvolvimento de Desportos (Indesp) e obteve recursos para montar um laboratório de avaliação física. ‘‘Não vamos desistir. Estamos juntando material para provar a prefeitura que a UEL é local mais adequado para a pista e ainda temos esperança de reverter a situação’’, complementa.

mockup