Milton DóriaAnfitriõesO prefeito Belinati e o presidente da Codel, Alex Canziani: em busca de investimentos do exteriorOs próximos dias serão movimentados na Cidade com a visita de três grupos diferentes de diplomatas e empresários representando 31 países. A convite da Prefeitura e da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), os grupos vêm para dar palestras e conhecer as potencialidades locais com um centro viável para investimentos.
O grupo que mais chama a atenção é o de diplomatas de 16 países e da União Européia (que reúne 13 países). Eles estarão na Cidade na próxima semana, numa visita inédita no Brasil. Segundo informações do prefeito Antonio Belinati e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, é a primeira vez que uma cidade brasileira recebe um grupo de diplomatas representando tantos países. Devem estar presentes representantes da Alemanha, Argentina, Áustria, Coréia, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Paraguai, Portugal, Romênia, Rússia, Turquia e Uruguai, além da União Européia.
Recebidos pelo governador Jaime Lerner, além das autoridades locais, o grupo será informado sobre a infra-estrutura e incentivos disponíveis no Estado e no município para a vinda de novas indústrias. O Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI) também será apresentado aos diplomatas. A agenda de pouco mais de 20 horas na Cidade inclui ainda a visita a algumas indústrias. Um dia antes, na terça-feira, será a vez de uma missão comercial da China, com seis empresários.
Canziani está certo de que este primeiro contato com os estrangeiros vai alavancar o desenvolvimento industrial do município. ‘‘O Brasil já é atraente para os investidores, devido à estabilização e ao Mercosul. Vamos fazer com que despertem para Londrina’’, diz Canziani. ‘‘A qualidade de vida local, a disponibilidade de água e energia elétrica e o desenvolvimento das telecomunicações facilitam a vinda de investimentos’’, acredita.
Hoje a Codel recebe o diretor-presidente da Japan External Trade Organization (Jetro), Saburo Yuzawa. Ele vem falar sobre as atividades da organização japonesa no comércio exterior.

mockup