Dificuldade de aprendizagem na 5a série
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de abril de 2009
Carolina Avansini<br>Equipe da Folha 
Londrina - Chegar à 6ª série do ensino fundamental, na primeira tentativa, é uma meta impossível de ser atingida para 22% das crianças matriculadas nas escolas estaduais atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina. De acordo com informações do órgão, 17% dos alunos repetem a 5ª série por não conseguirem dar conta dos conteúdos propostos. Outros 5% abandonam a escola antes mesmo de chegarem ao final do ano, engrossando as estatísticas da evasão escolar na região.
De acordo com a assessora do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Marlene de Melo, a imaturidade das crianças, aliada à estrutura mais complexa da série - com vários professores diferentes - e atenção menos individualizada, acaba gerando dificuldades de aprendizado que levam à repetência. O contato com as drogas, segundo a educadora, seria outro agravante. Cerca de 40% dos adolescentes em conflito com a lei abandonam a escola na 5ª série.
O núcleo implantou, no início do ano, um programa para tentar reduzir o impacto das mudanças inerentes ao ingresso no segundo ciclo do ensino fundamental e, com isso, melhorar os índices de aprendizagem e diminuir a evasão e a repetência nessa fase.
Uma das escolas que aderiu à proposta é a Rui Barbosa, na Vila Nova (Área Central). A pedagoga da instituição de ensino, Cristiane Katsue Miyazaki Nishiyama, confirma que as crianças enfrentam muitas dificuldades, principalmente, porque a organização da série é totalmente diferente da que estavam acostumados.
No início do ano, foi realizada uma avaliação para identificar os maiores problemas das crianças. "Descobrimos que muitas têm dificuldade em leitura e interpretação de textos, o que acaba atrapalhando o rendimento em outras disciplinas", explicou.
Diante dessa realidade, os professores foram orientados a explicar a matéria mais detalhadamente. Além disso, estão resgastando conteúdos da 4ª série para recuperar possíveis falhas no aprendizado. "Também colocamos aulas geminadas no horário, para que haja menos trocas de professores. Na lista de material escolar, pedimos aos pais para enviarem cadernos individuais para que os professores de cada disciplina possam fiscalizar mais de perto a realização das atividades", disse.
A pedagoga revelou que muitos alunos vêm de casa sem orientações básicas sobre assumir responsabilidades, limites e a valorização da escola. Outro problema é a falta de acompanhamento para garantir que eles levem o material correto para cada aula.


