Com a baixa procura pela imunização e o estoque parado, sendo que apenas de vacinas contra gripe são cerca de 50 mil doses, a secretaria municipal de Saúde de Londrina vai fazer uma ação neste sábado (17) nos shoppings Boulevard, Norte e Catuaí. Das 13h às 20h os servidores irão aplicar, por livre demanda, as vacinas contra a influenza e a Covid-19, incluindo a bivalente, baby e infantil. Serão aproximadamente mil doses à disposição em cada centro comercial.

“Com a chegada do tempo frio aumenta a circulação dos vírus respiratórios e as unidades de saúde, sejam públicas e privadas, sentem esta demanda. Além disso, estamos com um estoque considerável. Então, estamos buscando agilizar e descomplicar, levando a vacina para perto das pessoas para que não haja nenhum tipo de desculpa em não conseguir ir no posto no meio de semana”, ressaltou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM: Shopping de Londrina arrecada alimentos e peças de inverno para a AME

Será necessário ter um documento com foto para receber a dose. “Principalmente por conta da vacina contra a Covid-19, que temos que entrar no site do Ministério da Saúde para ver em que fase do protocolo de vacinação a pessoa está. Iremos atender toda a demanda da população que está em atraso com a vacina do coronavírus”, explicou. A vacina contra influenza já foi aplicada em aproximadamente 130 mil londrinenses.

A secretaria deverá analisar a adesão no fim de semana para ver a possibilidade de deixar a vacina contra Covid nos postos também sem necessidade de agendamento. “Até o momento optamos por realizar a vacinação de forma agendada para organizar todo processo, ainda mais durante a pandemia. Agora estamos estudando esta transição. Isso tem prós e contras e essa ação vai fazer com que tenhamos base em relação ao tempo de aplicação, já que é uma vacina que precisa ter o registro na hora, e passar as informações para o paciente”, elencou.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.