O comércio na rua Sergipe, no centro de Londrina, abriu as portas neste sábado (15), em clima de festa. O tráfego de carros foi substituído por diversas tendas entre as ruas Minas Gerais e Prefeito Hugo Cabral.

É a sétima vez que o Dia da Sergipe acontece por iniciativa do Nova Sergipe, um projeto encabeçado por empresários voluntários, que com a parceria de outras entidades, buscam a revitalização desta, que é uma das principais ruas de comércio de Londrina.

A estimativa é que até às 15h deste sábado, cerca de 20 mil pessoas circulem pela via, aproveitando os serviços e atrações, como João Vitor Lorande Pereira, 9, acompanhado pela avó Vilma. Eles são de Cambé (região metropolitana de Londrina) e brincaram com os filhotes de cães, em uma tenda de adoção de iniciativa de protetores independentes. "Ele está encantado com os bichinhos. Foi uma surpresa muito boa ter esse evento justamente no dia que viemos passear", contou Vilma Pereira.

Imagem ilustrativa da imagem DiadaSergipe
| Foto: Ricardo Chicarelli



Quem também encontrou uma boa surpresa no caminho foi a família Jesuíno, que saiu de casa em busca de artigos para a festa da pequena Valentina, 2. "A gente sempre passa pela Sergipe porque tem muitas opções de lojas. È sempre o início da nossa rota aqui no centro. Estamos gostando", disse Rodrigo.

Na quadra adiante, a estudante Fernanda Ferreira enfrentou uma fila para a limpeza de pele. "Já sabia desses serviços e vim participar. Além de ser uma oportunidade de atendimento, é uma forma de sabermos um pouco mais sobre essa atuação", comentou.

O consultor comercial da Unopar EaD, Leonardo Abreu, disse que a expectativa é realizar mais de 200 atendimentos. "O evento é importante tanto para colocar os alunos em prática, como para divulgar o curso de Estética e Cosmética", destacou.

Segundo o coordenador do Grupo Nova Sergipe e diretor-comercial da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona, "a receptividade é grande. Para os comerciantes, isso é muito bom porque é uma otimização da rua Sergipe, que neste dia recebe um público muito grande".

Para a proprietária de uma loja de acessórios, Marlene Gielinski Silva, a ação ajuda na divulgação. "É mais gente circulando porque as atividades trazem as pessoas para a rua", afirmou.

Além do teste de glicemia e aferição de pressão, pela primeira vez o Dia da Sergipe oferece o teste de Hepatite C, através do Rotary em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite). Ao todo, serão realizados 500 testes.

"No Brasil, cerca de três milhões de pessoas são portadoras de Hepatite C, mas apenas 5% sabe disso. A maioria descobre a doença quando ela começa a se manifestar, que normalmente é em um estágio avançado. A ideia do teste hoje é justamente promover um diagnóstico precoce", explica Carlos Braga, coordenador distrital do projeto Hepatite Zero do Rotary Londrina.

Quem passar pela Sergipe neste sábado, ainda irá conferir apresentações de dança, ações educativas sobre o trânsito e meio ambiente, apresentação dos serviços de Bombeiros e Polícia Militar, distribuição de pipoca, algodão-doce e refrigerante.

O Dia da Sergipe foi incluído no calendário oficial de eventos da cidade por meio da lei nº 12.706/2018.

mockup