Cambé - Com apenas 7 anos, os gêmeos Mateus e Davi Marianeli já sabem controlar sozinhos os testes de diabetes e as aplicações de insulinas que são feitas diariamente. A rotina dos garotos mudou depois que foi confirmada a doença, logo após apresentarem os primeiros sintomas: cansaço inexplicável, sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, vontade de urinar, visão embaçada e má cicatrização.
Os sintomas se manifestaram primeiro em Mateus, aos 4 anos. Preocupada, a família buscou um médico que rapidamente detectou o diabetes. A taxa de glicemia era tão alta (mais de 700, quando o normal é 110), que o garoto poderia entrar em coma a qualquer momento. Internado, Mateus teve todo o acompanhamento necessário e hoje controla sozinho a doença.
No ano passado, o irmão Davi também teve a doença manifestada, com índices mais baixos. Eles hoje levam uma vida normal, como qualquer outra criança. Cursam a primeira série e duas vezes por semana praticam natação, atividade física que ajuda no controle da diabetes. Em casa, a mudança na rotina está na alimentação, mais saudável, e no controle na ingestão de doces. A mãe, Viviane Marianeli, afirma que o susto foi grande, mas que hoje toda a família aprendeu a conviver com a doença.
A família Marianeli recebe acompanhamento do Grupo de Apoio ao Diabético Tipo 1 (Gad1), formado há seis anos em Cambé. No total, 42 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos participam do atendimento feito por uma equipe multidisciplinar. Junto do Grupo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), também de Cambé, prestam atendimento completo aos portadores de diabetes. Além do acompanhamento aos doentes e às famílias, as crianças recebem atendimento médico periodicamente.
O grupo trabalha com várias ações, envolvendo também o Programa de Saúde da Família, com visitas mensais nas residências, onde é feito o controle dos remédios e de consultas dos pacientes. Durante as reuniões, pais, filhos e os integrantes das equipes multidisciplinares discutem ações educativas e trocam experiências para garantir o sucesso do controle da doença.

mockup