Curitiba - 19 de abril é conhecido como o Dia do Índio. Curitiba comemorou a data com apresentações e manifestações artísticas no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço. Quem passou por lá conferiu o trabalho de grupos de dança e música das aldeias Guarani e Kaingang (localizadas na Região Metropolitana de Curitiba). Aproximadamente 40 índios participaram do evento.
O cacique guarani Marcolino da Silva participou da comemoração e acredita que encontros como esse ajudam a popularizar a cultura indígena. Porém, lembra das dificuldades enfrentadas pelo seu povo. ''Todo dia é dia do índio. A gente não deveria ser lembrado só hoje''. Ele comanda uma aldeia com 79 pessoas. Eles vivem da pesca e do artesanato e, segundo o cacique, a vida melhorou muito. Há 10 anos estão em Piraquara, para onde se mudaram após enfrentarem dificuldades em Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná. A rodovia que liga Guarapuava e Pato Branco cortava a aldeia no meio e diversos índios foram atropelados.
É do artesanato que também vive a índia Rosane Salete Rodrigues, integrante da tribo Kaingang. Ela aproveitou o evento para vender os produtos que fabrica manualmente, como colares, brincos e flechas. Com este trabalho ela arrecada entre R$ 300 e R$ 500 por mês. O marido, também índio, agora trabalha em uma fábrica para enriquecer o orçamento da família. O casal tem cinco filhos que estudam em um colégio no bairro Pinheirinho. Em casa, eles só conversam em kaingang, língua oficial da tribo.
A coordenadora do Centro de Criatividade de Curitiba, Ana Maria Kohler, resolveu iniciar as atividades culturais que ocorrerão aos domingos no Parque São Lourenço com uma homenagem aos índios. ''Eles são extremamente importantes para a nossa história e manter a memória do nosso povo é de grande relevância para a educação.''
A Cia. de Teatro Filhos da Lua, de Curitiba, apresentou o espetáculo de bonecos ''Urucum e o Fogo'', sobre alguns mitos indígenas. O grupo se instalou durante um tempo dentro de uma aldeia para conseguir desvendar muitos dos mitos que fazem parte da cultura dos índios. Uma nova apresentação do espetáculo será realizada no domingo, às 16 horas, no Teatro Cleon Jacques, localizado dentro do Parque São Lourenço (Rua Mateus Leme, 4.700).