O Creas 4 (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realiza mensalmente 400 atendimentos a idosos vítimas de violência. Essa unidade de Londrina atende especificamente idosos e deficientes com mais de 18 anos, que sofrem com os diversos tipos de violência. A informação é da coordenadora do Creas 4, Carolina Arfelli Bungart. Somente em 2018, mais de 780 casos novos de vítimas de violência foram registrados no Creas 4. Destes, aproximadamente 60% se referiram às mulheres com mais de 60 anos que sofreram com agressões psicológicas, negligência e abandono e por violência patrimonial. Durante o ano passado, foram cerca de 12 mil atendimentos realizados no centro de referência.

“É importante que os cidadãos denunciem, porque o próprio Estatuto de Idoso coloca como dever de todos a prevenção à violação dos direitos do idoso e o dever de comunicar às autoridades qualquer forma de violência que a pessoa tenha testemunhado. Quanto antes a situação chegar ao conhecimento das autoridades, mais cedo poderá ser feita a intervenção e os encaminhamentos necessários, podendo até haver o reestabelecimento dos vínculos. Diferente do que ocorre quando há demora e o caso precisa ser encaminhado para a judicialização”, explicou Bungart.

O cidadão que verificar casos de abuso ou violência contra os idosos pode telefonar para o Disque 100, ou para o Disque 181 ou ainda para o Disque Idoso Paraná 0800 41 0001. Também é possível ir à sede do Creas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo de almoço, na avenida Rio de Janeiro, 1.560, quase esquina com a Rua Paes Leme.

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), a Prefeitura de Londrina e a Câmara de Vereadores vão realizar mobilizações a partir desta quinta-feira (13). A primeira ação acontecerá às 14h30, no Legislativo, onde será abordada a Lei nº 12.840, de autoria do vereador José Roque Neto e sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em 29 de março de 2019. Ela prevê a instituição no Calendário Oficial do Município do Dia de Conscientização.

No sábado (15), das 9h às 13h, outra mobilização será realizada na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto. Serão realizadas várias atividades ao ar livre, como aula de alongamento, apresentações de coral e dança.

mockup