No dia 4 de novembro de 1900, um documento oficial foi redigido utilizando, pela primeira vez, a expressão “favela”. A data ficou então marcada como um momento de se construir reflexões sobre a luta histórica dos moradores desses espaços e também para homenagear a determinação, resistência e potência dessas pessoas. Estima-se que cerca de 17 milhões de brasileiros vivem atualmente nas favelas em todo o País.

Em Londrina, a data é promovida pelo Conexões Londrina e a Cufa (Central Única das Favelas), com uma série de atividades dentro da Semana da Favela, que teve início na terça-feira (1) e segue até o sábado (5), no Residencial Vista Bela, na zona norte da cidade. A programação envolve oficinas, contação de histórias, feira de serviços, teatro de bonecos, feira de negócios, batalha de rimas, apresentações de dança, atividades circenses, brincadeiras de rua, almoço comunitário e muito mais.

“Acho importante trazermos diversas atividades ao longo da semana e não somente no Dia da Favela. Nossa ideia é trazer novos olhares para os espaços periféricos, que são cercados de estigmas. São eventos como este que promovem, muitas vezes, o empoderamento dessa população, o acesso a serviços, à informação e cidadania”, diz Lua Gomes, fundadora do Conexões Londrina.

Sandra Maria Souza é uma entre as 19 mil pessoas que vivem atualmente no Vista Bela. Ela está à frente do Projeto Casa da Esperança, que promove oficinas de capacitação na comunidade, e ressalta que a Semana da Favela é uma forma de dar visibilidade a toda a população que vive nesses locais. “É uma forma de outras pessoas saberem que aqui tem muita gente boa, com talento e muita força de vontade. É também uma forma de refletirmos sobre todas as nossas lutas”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Dia da Favela: reflexão, oficinas e serviços em Londrina
| Foto: Divulgação/Conexões Londrina

Leia também:

= 7º Festival de Grafitti movimenta Londrina neste final de semana

POTÊNCIA

Ao discursar no Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), no mês de setembro, o fundador da Cufa, Celso Athayde, destacou sua fala, que se tornou um lema: “Favela não é carência, Favela é potência”. Ele também falou sobre a importância do empreendedorismo entre os moradores da favela, destacando que 50% deles se consideram empreendedores e que, com incentivo, “essas pessoas são capazes de promover uma revolução dentro da sociedade”.

“Empreender faz parte do nosso DNA. A gente se reinventa, se vira o tempo todo e nossa existência mostra a nossa potência de multiplicar, fortalecer e crescer. É na periferia que está a força de trabalho, que está o capital cultural. O PIB (Produto Interno Bruto) da favela gira hoje em torno de R$ 180 bilhões por ano. Se fôssemos um estado brasileiro, essa dimensão toda nos colocaria como o quarto maior (estado) do País”, ressalta Gomes. A programação da Semana da Favela envolve tanto os moradores do Vista Bela quantos de comunidades no entorno.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 04/11

Das 9h às 12h - Feira de Serviços - evento aberto ao público no Ginásio de esportes do CMEI Vista Bela, na Rua Anibal Balarotti, 100. A rede de atendimento do município traz ao encontro da comunidade local as principais ofertas, programas e projetos disponíveis a cada setor das políticas públicas. Entre eles a central de vagas da educação; o agendamento CadÚnico; agendamento de documentos pessoais; serviços de proteção ao cidadão; da justiça; serviço social; conselho tutelar; entidades prestadoras de serviços, entre outros.

15h - Sessão de Meditação Inaugural do Projeto “Conexão Interior”, na av. Giocondo Maturi, 730. As vagas são limitadas.

Sábado, 05/11

10h - Abertura das atividades culturais e desportivas com oficina de Capoeira, pista de skate, jogos e brincadeiras de rua com estudantes do curso de Educação Física da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

12h - Distribuição de marmitas no almoço comunitário

15h - Abertura das apresentações artísticas: sertanejo; samba e pagode; funk; hip hop, com batalhas de rimas; circo e arte de rua; DJ’s; Break dance e C-Walk

Das 18h às 21h30: Feira de negócios, produtos e serviços locais. O objetivo é aproximar a própria comunidade local das inúmeras ofertas de produtos e serviços disponíveis no bairro. Vagas limitadas. O link para inscrição (válido para moradores do Vista Bela e comunidades vizinhas) pode ser acessado aqui.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1