Visita a exposição de arte, almoço em restaurante chique, entrega de presentes e chocolates, participação em cursos e oficinas e, principalmente, muitas brincadeiras marcam a comemoração do Dia das Crianças em Curitiba. A programação começou ontem e se estende até o final de semana. O melhor da festa deve ficar por conta dos jogos e brincadeiras gratuitas que acontecem durante todo o dia de hoje no Parque Barigui. Com o tema ‘‘No mundo da criança’’, a expectativa é que 50 mil pessoas passem pelo local.
Durante todo o dia, pais e filhos poderão se divertir juntos, na disputa de partidas de tênis de mesa, xadrez, damas e trias em tabuleiros gigantes, além de jogar futebol de botão. Estão previstos camarins de maquiagem, camas elásticas, piscinas de bolinhas, oficinas de fantasias e de material reciclável, entre outras brincadeiras. Também hoje o Shopping Curitiba apresenta, gratuitamente, quatro shows de patinação artística, com o grupo de patinadoras. As apresentações acontecem às 14, 16, 18 e 20 horas.
Uma pequena mostra da alegria da criançada frente aos brinquedos já pôde ser sentida ontem no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Pelo terceiro ano seguido, a PM abriu suas portas para cerca de 2,5 mil alunos de escolas públicas e filhos de militares de Curitiba.
Ontem, crianças portadoras de deficiência auditiva da casa Alcino Fanaya Junior visitaram a exposição de artes plásticas do grupo CoBrA, que reúne obras de artistas europeus do pós guerra.
No Dia das Crianças, grande parte da programação está reservada aos pequenos carentes. Ontem, o Comitê de Ação Social dos funcionários da Telepar Brasil Telecom distribuiu 1,6 mil brinquedos novos e usados coletados entre os funcionários para 17 instituições do Paraná, sendo 12 de Curitiba e cinco do interior. Hoje quem garante a alegria de 150 crianças de creches e orfanatos da Capital é o restaurante Mangiare Felice que, pelo quarto ano seguido, vai fechar até o meio-dia para mostrar a culinária italiana para essa criançada.
A semana encerra com o III Encontro Estadual dos Sem Terrinha, que começa hoje e vai até sábado, numa organização da Secretaria Estadual do Movimento dos Sem Terra (MST). Cerca de 300 crianças de assentamentos de todo o Estado são esperadas para o encontro, que contará com oficinas de teatro, artesanato, artes, além de apresentações, passeio ao Jardim Zoológico e Jardim Botânico e uma manifestação pública, amanhã às 14 horas na Praça Santos Andrade.