A secretaria municipal de Saúde de Londrina imunizou 1.459 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos que estavam com vacinas em atraso, durante o Dia D de Multivacinação, realizado no sábado (16). O balanço do trabalho realizado nas 31 unidades básicas de saúde foi divulgado nesta segunda-feira (18).

Imagem ilustrativa da imagem Dia D da Vacinação: Londrina atende 1.459 crianças e adolescentes
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

“O Dia D foi positivo, com a vacinação de 1.459 crianças e adolescentes em um único dia. A ação cumpriu o seu objetivo, de atualizar o máximo possível de carteirinhas, com todas as vacinas ofertadas dentro do Programa Nacional de Vacinação”, ressaltou o secretário de Saúde, Felippe Machado.

O secretário explicou que a pandemia de coronavírus dificultou a vacinação, pois acabou afastando as pessoas da unidades de saúde. Segundo ele, isso, somado ao movimento antivacina, que vem crescendo no país desde 2017, resultou na diminuição da cobertura vacinal em todo o Brasil. “Temos uma cobertura vacinal próxima a 85%, de todas as vacinas, quando o ideal seria mais de 95%. E o reflexo disso é muito ruim para toda a sociedade, trazendo o retorno de doenças como o sarampo, que já havia sido erradicado e apresentou casos em 2018 e 2019, justamente por conta da baixa cobertura vacinal”, enfatizou.

A campanha segue até o dia 29 de outubro e durante esse período são administradas vacinas contra o sarampo, pneumonia, hepatite, meningite, rubéola, caxumba, rotavírus, entre outras doenças. É necessário fazer agendamento prévio diretamente na UBS, por telefone ou presencialmente.

A imunização pode ser realizada em todas as unidades básicas das zonas urbana e rural, com exceção das que são exclusivas para pacientes com sintomas de Covid-19 e salas de vacinação Covid-19. O funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h. Além do agendamento, as unidades também estão fazendo busca ativa das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes que estão com vacinas atrasadas, entrando em contato com os responsáveis.

OUTUBRO ROSA

Durante todo o mês de outubro, a SMS está ampliando as ações com foco na saúde das mulheres, chamando a atenção para cuidados de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer de mama e de colo do útero. No sábado (16), também foi feito o lançamento oficial da campanha, na UBS do Santiago e milhares de mulheres foram atendidas nas 31 UBS.

Por meio de atendimentos agendados, elas passaram por consultas e fizeram exames como de Citologia Oncótica, conhecido também por exame preventivo do colo do útero ou papanicolau, e de mamografia. Ao todo, somente no sábado, foram realizados 1.555 exames de CO, 828 mamografias e 665 exames de ultrassom transvaginal.

“Nós aproveitamos o Dia D da Vacinação para relembrar a necessidade de trazer as mulheres para as unidades de saúde, para que elas pudessem passar por avaliação, colher o preventivo, avaliar se há necessidade de fazer os exames como de mamografia e ultrassonografia”, informou o secretário Machado. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1