Dezenas de tanques de camarões foram destruídos
Guaratuba - A ressaca deste final de semana, em Guaratuba, no Litoral, destruiu dezenas de tanques de camarões da espécie vanamei, natural da Malásia. Os crustáceos ficam em tanques próximos ao ferry boat e são comercializados para consumo. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está avaliando se essa espécie é predadora e pode causar algum dano ao meio ambiente e às espécies nativas. A Polícia Florestal estima que cerca de 150 mil camarões foram lançados ao mar.
O cabo da Polícia Florestal, Valmor Santana, disse que ainda há muitos tanques em situação precária no local e que o risco de que mais camarões escapem não está descartado. ''O problema é que não sabemos o impacto que essa espécie trará para o mar'', informou. O camarão vanamei é conhecido pela sua facilidade de consumo. Enquanto espécies nativas demoram até seis meses para ficarem prontas para serem consumidas, essa espécie está pronta em 120 dias.
O responsável pelo setor de pesca do Ibama, José Carlos Ramos, disse que ainda não há como saber se os camarões vanameis trazem algum risco para região. ''Amanhã (hoje) uma nova equipe deve vistoriar novamente o local'', informou.





