Neste sábado (20), dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas até às 14h para aplicação de vacina em crianças e adolescentes de zero a 14 anos, sem a necessidade de agendamento antecipado. O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação acontece nas Unidades do Vivi Xavier e João Paz (região norte); Itapoã e Eldorado (sul); Armindo Guazzi e Marabá (leste); Alvorada e Santa Rita (oeste); e Guanabara e Centro (centro).

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Leia também: Anvisa dispensa registro de vacinas e remédios contra varíola dos macacos

Também estão sendo aplicadas vacina contra poliomielite (paralisia infantil), nas crianças de um a quatro anos de idade, público-alvo da campanha, e as vacinas contra a Covid-19, que podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a ação é “mais uma tentativa da prefeitura de Londrina para que a gente possa melhorar a cobertura vacinal, haja vista que durante a semana tem sido muito baixa. A gente faz um apelo aos pais e responsáveis que possam aproveitar a ação deste sábado para levar seus filhos às unidades de saúde para protegê-los da forma correta”, diz. No ato da vacinação, a criança e o adolescente devem portar um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacina.

Na segunda-feira (22), as UBSs também estarão aplicando as vacinas. “Entretanto, há a necessidade de agendamento telefônico. A campanha vai até o dia 9 de setembro e a nossa expectativa é de que a gente possa aumentar a cobertura vacinal. Pouco mais de 1.300 crianças vacinadas foram vacinadas até o momento, em um universo de mais de 3 mil crianças nessa nessa faixa etária”, afirma. (Com N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.