A Delegacia da Mulher de Londrina cumpriu nesta sexta-feira (17) dez mandados de busca em apreensão em todas as regiões da cidade. Um dos endereços visitados pelos policiais foi no centro, num prédio de alto padrão. O objetivo foi apreender armas de fogo e munições no contexto de violência doméstica contra a mulher. Cerca de 40 policiais participaram da operação.

Segundo a delegada Magda Hofstaetter, os objetos não foram localizados nos imóveis. No entanto, cinco homens foram conduzidos à delegacia para encaminhamentos dos processos em que são investigados. “Agora, seguimos com as demais investigações para poder encaminhar para o poder judiciário e buscar a responsabilização dos fatos”, explicou. “Existe um lapso temporal entre as denúncias e apreensões”, apontou.

Os alvos da operação estão envolvidos, principalmente, em ameaças a mulheres. “É para inibir delitos mais graves que venham a acontecer com estas mulheres, garantindo o direito delas, ainda mais neste período de pandemia”, destacou. Algumas das denunciantes têm medidas protetivas contra os homens que tiveram mandado de busca expedido pela Justiça.

A delegada relatou que nos últimos dias houve aumento nas ocorrências tendo como delito ameaças. “E utilizando armas de fogo. Por isso, desde o início da pandemia a Polícia Civil segue trabalhando normalmente para repelir estes crimes”, frisou. Entre outros crimes registrados estão violência física e emocional contra as vítimas.

No primeiro trimestre deste ano, a Delegacia da Mulher de Londrina instaurou 1.068 inquéritos policiais, recebeu 630 pedidos de medidas protetivas de urgência e cumpriu 34 mandados de prisão. Denúncias podem ser feitas diretamente na delegacia (rua Almirante Barroso, 107, jardim Nova); por meio do WhatsApp (43) 3322-1633; no Dique 100 ou 180.