Dez mil crianças ainda não foram vacinadas contra pólio em Londrina
Secretaria municipal de Saúde realizará última ação especial no sábado; unidades básicas e a Supercreche atenderão crianças com mais de um ano e menores de cinco
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Secretaria municipal de Saúde realizará última ação especial no sábado; unidades básicas e a Supercreche atenderão crianças com mais de um ano e menores de cinco
Reportagem local
No próximo sábado (28), a secretaria municipal de Saúde promove a última ação especial para vacinar as crianças de Londrina contra a poliomielite. Das 8h às 17h, quatro unidades básicas de Saúde e a (UBSs) e a SuperCreche (CMEI Valéria Veronesi) estarão abertas exclusivamente para atender a população e aplicar as doses, que são de reforço, em crianças com mais de um ano e menores de cinco de idade. Não há necessidade de agendamento prévio.
A campanha termina na segunda-feira (30) e, apesar dos esforços realizados pela secretaria, entre ações ampliadas e divulgação, apenas 57% da cobertura vacinal foi alcançada em Londrina - foram aplicadas 15.146 doses do total de 26.264 disponibilizadas pela secretaria de Estado da Saúde.. Isto significa que mais de 10 mil crianças ainda não foram imunizadas.
Na ação deste sábado, todas as regiões da cidade terão um ponto de atendimento disponível. Além da Supercreche, na região central, os locais definidos são a UBS Aquiles Stenghel (norte), UBS Jardim Piza (sul), UBS Marabá (leste) e UBS Alvorada (oeste).
“Não deixem de levar seus filhos para receber a vacina, pois é a única forma de prevenir a paralisia infantil, uma doença grave e sem tratamento. A aplicação oral por gotinhas dura menos de um minuto, sendo simples e indolor. A vacina é segura, eficaz e traz apenas benefícios a todas as crianças imunizadas. Apesar de ser considerada uma doença erradicada no Brasil, a prevenção e o controle devem ser permanentes, exatamente para evitar que esse vírus volte a infectar as pessoas”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde da secretaria, Sonia Fernandes.
“A adesão, infelizmente, tem sido baixa na cidade. Por isso, mais uma vez abrimos um dia extra com faixa extensa de horário e unidades em diferentes regiões funcionando para essa finalidade. Não é necessário agendar horário. No entanto, todas as medidas de segurança referentes aos protocolos de saúde do novo coronavírus serão devidamente respeitadas”, completou.
CONFIRA OS LOCAIS
CMEI Valéria Veronesi (Supercreche) – Rua Benjamin Constant, 800, centro
UBS Aquiles Stenghel – Rua Vergílio Perin, 815, zona norte
UBS Jardim Piza – Rua Veneza, 546, zona sul
UBS Marabá – Rua das Goiabeiras, 385, zona leste
UBS Alvorada – Rua Poços de Caldas, 85, zona oeste
DURANTE A SEMANA
As doses contra a paralisia infantil também são diariamente aplicadas em Londrina, mediante agendamento, no Centro de Imunização, instalado na Supercreche, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Outros pontos disponíveis, também com hora marcada, são as UBS de Londrina, com exceção das seis unidades que estão atendendo exclusivamente pacientes com suspeitas de síndromes respiratórias (Jardim Guanabara/Centro; Bandeirantes/Oeste; Ouro Branco/Sul; Chefe Newton e Maria Cecília/Norte; e Vila Ricardo/Leste).
Para alguns dos locais, é possível que não haja mais horários disponíveis. A lista com os endereços e números telefônicos de todas as UBSs de Londrina pode ser acessada no https://saude.londrina.pr.gov.br/index.php/unidade-basica-saude.html . (Informações do N.Com)