O diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Paraná, Eliseu João da Silva, afirmou ontem em Londrina que 70% dos funcionários contratados pelo órgão serão dispensados. ‘‘A ordem foi dada pelo governador Jaime Lerner e faz parte da contenção de despesas proposta para o Estado’’, disse João da Silva. Ele calcula que cerca de 150 funcionários serão dispensados no Estado.
O diretor esteve na cidade para apresentar o relatório das investigações realizadas pela Coordenadoria de Inspeção e Auditagem (Coia) do Detran, que apura irregularidades na confecção de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) usando prontuários falsificados.
Segundo a chefe da 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Fátima Tavares (foto), em Londrina serão dispensados de sete a oito funcionários. ‘‘Vamos confiar na sensibilidade do governador, para que não aconteça isto. Me preocupa a situação da nossa Ciretran, que está trabalhando no limite.’’.
Ela alertou que, se forem concretizadas as demissões, o órgão poderá paralisar as atividades. Fátima Tavares disse que os trabalhos nas Ciretrans são atípicos, pois qualquer atraso ou paralisação cria sérios problemas, como no recolhimento de multas e despachos de documentos de interesse da comunidade.

mockup